Governador lança campanha contra febre-aftosa e inaugura Centro de Atendimento

Imagem: Marcio Fernandes fala da campanha de vacinação
Marcio Fernandes fala da campanha de vacinação
21/10/2008 - 07:40 Por: Marco Miatelo    Foto: Marco Miatelo

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul foi aberta ontem, na Embrapa (Gado de Corte) em Campo Grande-MS. A solenidade de abertura contou com a presença do governador André Puccinelli, deputado estadual Marcio Fernandes, do diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Roberto Bacha, entre outras autoridades.

O diretor-presidente da (Iagro), Roberto Bacha, abriu a solenidade e conclamou aos produtores a participarem da campanha e somar esforços junto ao governo que deseja uma vacinação eficiente evitando novos focos da doença no Estado. “O Ministério tem procurado difundir o uso de uma vacina com qualidade, uma vacina mais purificada. As novas vacinas não confundem reações imunológicas – naturais devido à aplicação das doses – com reações da doença propriamente dita, o que alarmava os produtores rurais. E neste ano contamos com uma participação ainda maior dos pecuaristas”, explica.

O deputado Marcio Fernandes, líder da bancada do PSDB e presidente da comissão de agricultura e pecuária na Assembléia Legislativa, destacou a importância em cumprir as previstas para a vacinação que começa hoje, dia 20 de outubro até o dia 20 de novembro na região do Planalto. Para o Pantanal, o prazo vai de 20 de novembro a 5 de dezembro. E na ZAV (Zona de Alta Vigilância), a aplicação das doses da vacina começa em 20 de novembro e segue até 20 de dezembro. “É fundamental termos uma pecuária de qualidade e vacinada. Garantir a saúde animal significa caminho aberto para as exportações. A pecuária, além de ser uma das principais economias do Estado é referência de qualidade para as outras regiões do País”, analisa.

O governador André Puccinelli anunciou investimentos na área sanitária do estado e início da construção de onze postos fixos de fiscalização sanitária em municípios como Eldorado, Ponta Porá, Corumbá, Jardim, Aral Moreira dentre outros. Ele também agradeceu a parceria da Embrapa, do setor políticos, secretarias e produtores pelo empenho nas campanhas. “Temos que vacinar os animais e cuidar da sanidade animal e com o auxilio e conscientização da sociedade obteremos êxito”, declarou o governador.

Segundo André Puccinelli, o diálogo entre governo e a classe produtora tem sido bom e que os reflexos têm aparecido nos números das exportações de carne. Afirmou também que a melhor carne é a do Brasil - produzida em Mato Grosso do Sul. “Há um conjunto de esforços em busca de qualidade e os resultados estão aparecendo”. Espera-se vacinar nesta segunda etapa da campanha, 21.700 milhões bovinos e bubalinos do Pantanal e Planalto do Mato Grosso do Sul.

O deputado Marcio Fernandes, ainda participou junto do governador André Puccinelli, da inauguração de quatro Centros Público de Atendimento em Campo Grande. Os Centros Públicos de Atendimento são obras construídas em parceira do governo federal, estadual e municipal. Ontem as inaugurações aconteceram nos bairros Jardim das Perdizes, Jardim Itamaracá, Jardim Columbia e Vila Nascer.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.