André confirma redução de 50% do IPVA para motos novas

Imagem: Governador André Puccinelli e o deputado Marcio Fernandes
Governador André Puccinelli e o deputado Marcio Fernandes
06/11/2008 - 14:16 Por: José Marcio    Foto: Marco Miatelo

O governador André Puccinelli anunciou que vai reduzir em 50% o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de motos zero quilômetro até 150 cilindradas. O IPVA a partir de 2009 passará de 2 para 1% sobre o valor do bem.

O anúncio foi feito durante evento no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo. "Não queria dar desconto, porque acho que quem tem moto tem dinheiro, mas a pressão, vinda do setor através do deputado Marcio Fernandes foi tanta que resolvi reduzir", justifica o governador.

A redução atende reivindicação do Sincovems (Sindicato das Concessionárias de Veículos Automotores de Mato Grosso do Sul), que queria isenção total do imposto para motocicletas zero quilômetro.

Para o presidente do Sincovems, Luis Antonio de Souza Campos, "estávamos esperando por esta boa notícia há dias. Tenho certeza que o setor irá responder a esta redução com aumento de vendas", avalia o presidente do sindicato, Luiz Antônio de Souza Campos. Com a redução, as concessionárias de moto buscam aumento de 10% nas vendas, completou Campos.

Segundo o deputado Marcio Fernandes (PSDB) que encaminha a discussão junto ao governo desde 2007, "conseguimos mostrar ao governador que é possível aumentar as vendas e consequentemente à arrecadação de ICMS que irá compensar a redução da alíquota", argumentou o deputado.

Agora o Sindicato espera que as medidas envolvam também a redução de taxas cobradas pelo Detran, como licenciamento e alienação, a última que hoje é mais alta que estados vizinhos.

Conforme dados do Sincovems, as motos representam 51,7% dos veículos comercializados por concessionárias de janeiro a setembro deste ano, em Mato Grosso do Sul.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.