Doações do governo garantem incentivo a entidades assistencialistas de MS

Imagem: André Puccinelli fala sobre doações para entidades
André Puccinelli fala sobre doações para entidades
13/02/2009 - 08:57 Por: Noticias Ms    Foto: Marco Miatelo

Oitenta organizações da sociedade civil ganharam um novo impulso para o trabalho assistencialista. O governo do Estado oficializou esta tarde (12) a distribuição de 103 mil quilos de donativos – roupas, calçados, medicamentos e alimentos não perecíveis - a entidades que executam trabalhos sociais.

Os produtos, distribuídos através da parceria entre a Secretaria de Trabalho e Assistência Social e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, fazem parte do excedente de doações feitas pela população do Estado para os desabrigados das enchentes de Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A primeira parte dos recursos (52,5 mil quilos) já está disponível para quarenta organizações da Capital. Nos próximos dias acontece a distribuição para outras quarenta entidades assistencialistas do interior do Estado.

Entre os que serão beneficiados diretamente pela ação do governo estão 70 dependentes químicos atendidos pelo Esquadrão da Vida. “Tratamos em regime de internato dependentes de todas as idades. Desde adolescentes até senhores de mais de 60 anos. Os donativos ajudarão bastante”, garante Zamir Zayed, responsável pelo trabalho.

Para Zayed, o trabalho de assistência deve contar com a participação de todos os entes da sociedade. “Estender a mão a quem precisa é uma obra coletiva. Sem ajuda, as instituições sociais sofrem para realizar suas missões”, lembra.

O Asilo Dom Bosco também é um dos beneficiados pela distribuição de donativos. “Toda a ajuda é sempre bem vinda. Utilizamos muitos alimentos, pois atendemos diretamente 118 idosos. Doações grandes são muito raras e ajudam demais no atendimento do Asilo”, afirma Andréa Carvalho, representante da entidade.

De acordo com Tania Garib, secretaria estadual de Assistência Social, os donativos estão distribuídos em três galpões da Defesa Civil. Para que cada entidade possa contar com os suprimentos específicos ao seu trabalho, a seleção será feita pelas próprias organizações, no local. Quem não puder levar os donativos poderá contar também com o apoio do governo do Estado.

O governador André Puccinelli agradeceu o trabalho executado pelas entidades e garantiu que o governo aumentará ainda mais os investimentos à assistência social em 2009.

“O trabalho executado por vocês garante a inclusão de muitas pessoas que infelizmente não são atendidas pelo estado em seu sentido mais amplo. Já dobramos os repasses para o setor e atualmente atendemos mais de 80 mil famílias em projetos sociais próprios. Mas a sociedade ainda necessita e é grata pelo trabalho e a dedicação de todos vocês”, assegurou André.

Para o deputado Marcio Fernandes, essas doações são muito importantes, porque independente da entidade o objetivo é um só, atender pessoas com necessidades.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.