Marcio Fernandes participa da entrega de viaturas em Campo Grande

Imagem: Vituras novas que vão compor o policiamento do Estado
Vituras novas que vão compor o policiamento do Estado
03/03/2009 - 14:30 Por: Notícias MS    Foto: Marco Miatelo

A segurança pública em Mato Grosso do Sul fechará o semestre com 663 novas viaturas adquiridas, equipadas e entregues pela administração de André Puccinelli. A renovação da frota, que começou em 2007, teve hoje uma nova etapa, com o repasse de 23 carros e duas motocicletas para unidades da Policia Militar e para grupos especializados – CIGCOE, GARRAS e DOF, além da Coordenadoria de Perícias.

O governador anunciou que, em até 90 dias, mais um lote, de 257 viaturas estará a serviço da segurança. Os carros estão em fase de equipagem. André garantiu que após a próxima entrega, uma nova licitação vai ser aberta, porque a segurança pública é prioridade para o governo. O investimento vai fazer com que a idade máxima da frota seja de quatro anos. “Reafirmo que em 2010, os veículos mais velhos serão os que compramos em 2007”, destacou.

Prefeitos da Capital e mais 10 municípios receberam as chaves de novas viaturas que serão utilizadas por unidades da PM. São 10 Blazer e duas motocicletas.

Outra parte do investimento reforça a frota de unidades especiais da PM e Polícia Civil: cinco viaturas para o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), duas para a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Seqüestros (GARRAS), quatro para a Coordenadoria Geral de Perícias, e duas para a Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (CIGCOE).

A destinação de recursos para a frota reverte o quadro de sucateamento de três anos atrás. “Só para citar um exemplo, 48 viaturas da segurança não tinham motor ou câmbio”, relatou o governador. Segundo o comandante-geral da Policia Militar, Coronel Geraldo Orti, os investimentos estão permitindo substituir carros antigos, de até 12 anos de uso, que estão sendo retirados de circulação e indo a leilão. “Com os novos carros, o custo de manutenção é bem menor. O trabalho policial exige muito, a viatura trabalha dia e noite, por isso é preciso renovar em média a cada três anos”, aponta.

A renovação está levando em conta não só a quantidade, mas o tipo adequado de veículo. Por isso, segundo o secretário Wantuir Jacini (Justiça e Segurança Pública), em cidades onde o tráfego acontece em muitos trechos sem asfaltos são escolhidas caminhonetes 4X4, como as entregues hoje.

Os prefeitos das cidades que receberam reforço na frota da PM confiam na melhoria da segurança pública. Em Rio Verde, onde a administração tem como uma das metas fortalecer o turismo, duas motocicletas ajudarão ainda mais o patrulhamento urbano. “Recentemente tivemos um excelente policiamento durante o Carnaval, o que garantiu tranquilidade a mais de 10 mil pessoas”, disse o prefeito Willian Brito. “Agora com as motos, a garantia da chegada em breve de uma Blazer e da nomeação de seis novos PMs que estão terminando o curso de formação, a situação vai melhorar ainda mais”, acredita.

Também confiante, a prefeita de Coxim, Dinalva Mourão, percebe uma “visível transformação” na qualidade da segurança. “O governador tem demonstrado muita sensibilidade ao investir nesse setor tanto quanto na saúde e na educação”, elogiou. Para a prefeita de Nioaque, Ilca Corral, a melhoria da estrutura traz a “certeza de que agora é possível fazer na segurança o controle que antes não acontecia”.

Em Paranhos, a nova viatura da PM atende a uma das prioridades defendidas pelo prefeito Dirceu Bettoni. “Tínhamos apresentado esse pedido ao governador. Esse reforço vem ao encontro de uma grande necessidade do nosso município”, comemorou.

O deputado Paulo Corrêa, falando em nome da Assembléia Legislativa, lembrou que a segurança pública é tão importante que motivou a Igreja Católica a colocar esse assunto como tema da Campanha da Fraternidade em 2009. “É importante mesmo ampliar essa discussão, e investir. E esse governo tem demonstrado que é de pouca mídia e de muita ação”, enalteceu o parlamentar.

Segundo Marcio Fernandes, o implemento dessas viaturas na frota do Estado, sem dúvida, contribuirá para a vigilância e erradicação do crime organizado que tem atuado região norte de Mato Grosso do Sul. “Como o próprio governador disse, segurança, educação e saúde devem ser prioridade, indiferente da ordem desses três itens”, comenta.

Também participaram da cerimônia os deputados Onevan de Matos, Junior Mochi, Youssif Domingos, Dione Hashioka e Antônio Carlos Arroyo.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.