Deputado quer que escolas particulares emitam extrato anual das mensalidades

Imagem: Deputado Marcio Fernandes sendo entrevistado pelo TV/AL
Deputado Marcio Fernandes sendo entrevistado pelo TV/AL
05/03/2009 - 14:29 Por: José Marcio    Foto: Marco Miatelo

As escolas da rede particular de ensino em Mato Grosso do Sul poderão ser obrigadas a emitirem extrato anual do pagamento das mensalidades para a declaração do Imposto de Renda. O projeto de lei neste sentido foi apresentado na sessão de hoje, 05 de março, pelo deputado Marcio Fernandes (PSDB).

Pela proposta, o extrato emitido gratuitamente deverá ser impresso em papel timbrado, conter o CNPJ da instituição e ser lançado com o nome do contratante da prestação do serviço educacional sem a necessidade de solicitação prévia. O documento deve ser entregue ao final do ano letivo, após o pagamento da última mensalidade.

O parlamentar disse que a lei pretende facilitar a vida do cidadão que precisa juntar todos os recibos com educação para a declaração do imposto de renda no ano subseqüente. As despesas com educação deduzem até R$ 2.592,29 da base de cálculo do IR por aluno em 2009.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Alcyr Moreira, o projeto vai agilizar o pedido de restituição do IR junto aos profissionais da contabilidade. "É realmente complicado ficar juntando mensalmente esses comprovantes, se tiver condições de levar apenas um documento vai facilitar", completa Moreira.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.