Deputado Marcio Fernandes teve dois projetos de lei aprovados em primeira votação

Imagem: Deputado Marcio Fernandes fala  com a imprensa
Deputado Marcio Fernandes fala com a imprensa
01/04/2009 - 09:18 Por: José Marcio / Assessoria    Foto: Marco Miatelo

Dois projetos de lei de autoria do deputado Marcio Fernandes em conjunto Reinaldo Azambuja foram aprovados em primeira votação ontem, 31/03, na Assembléia Legislativa.

Os tucanos pedem a inclusão da Festa da Farinha no Calendário Oficial das Comemorações do Estado. Em sua justificativa, os parlamentares defendem que o evento realizado desde 2006 no município de Anastácio, distante de 134 quilômetros da Capital, faz parte do calendário de comemoração ao aniversário da cidade entre os dias 2 e 3 de maio e recebe anualmente cerca de 20 mil pessoas.

Com uma culinária tipicamente nordestina a Festa da Farinha é marcada por muito forró, frevo, repentistas e humoristas, as delícias como o Viagra da Farinha, buchada de bode, tapioca, biju, paçoca de carne seca, paçoca de amendoim, canjica, suco de mandioca e muitas outras comidas do nordeste fazem parte da degustação da festa.

"É sem dúvida um evento contagiante que mostra a cultura dos primeiros habitantes da cidade de Anastácio, precisamos manter essa tradição e incentivar o número de participantes a cada ano", frisou o deputado Marcio Fernandes.

Capital da Goiaba

Prestigiar o potencial fruticultor da região do Vale do Ivinhema. Com uma área de 37 ha plantada de pés de goiaba, o município de Ivinhema vem avançando rapidamente, sendo o maior produtor da fruta no Estado com uma meta de chegar a 40 mil plantas até 2010. Por abastecer o mercado interno e os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, Ivinhema já é hoje referência nacional em goiabicultura.

Segundo Ronaldo Manzan, diretor da Unifrutas, Mirandópolis-SP, a empresa já se prontificou em comprar toda a produção de goiaba da região. Dados da prefeitura municipal apontam que em 2009 a produção deve chegar a 1,5 mil toneladas.

"É mais uma cultura para agregar valor ao campo e ao produtor rural. Temos que incentivar a diversificação rural sempre apostando na vocação de cada região. A goiaba de Ivinhema já tem aceitação nacional e com esta lei estaremos fixando o potencial da cultura na região. Quando falamos em festa do peão lembramos de Barretos-SP, quando pensamos na Capital da pecuária lembramos de Uberaba-MG, dessa forma quando falarmos na Capital da Goiaba a cidade de Ivinhema terá que vir a nossa lembrança", justificou o deputado Marcio Fernandes.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.