Governador sanciona lei que institui o Dia da Leitura

Imagem: Marcio Fernandes no pequeno expediente na AL
Marcio Fernandes no pequeno expediente na AL
05/05/2009 - 13:46 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Visite o site www.deputadomarciofernandes.com.br    Foto: Marco Miatelo

O governador André Puccinelli (PMDB) sancionou a lei n° 3.662/09, de autoria do deputado estadual vice-líder do governo Marcio Fernandes (PSDB), que institui o dia 11 de agosto como o Dia da Leitura no calendário cívico-cultural de Mato Grosso do Sul. A sanção foi publicada no Diário Oficial de hoje. A data de 11 de agosto foi escolhida por ser o Dia do Estudante.

O objetivo da lei é estimular o prazer pela leitura, escrita e incentivar a criatividade artística. Quando apresentou a proposição, o deputado justificou que “apesar de ações viabilizadas por governos, iniciativas da sociedade civil e de organizações do terceiro setor, ainda estamos muito longe de ter um cenário de oferta de leituras e de literatura compatível com a necessidade dos brasileiros - agravando o cenário de analfabetismo funcional, que atinge cerca de 60% da população brasileira alfabetizada”.

Ainda conforme justificativa, segundo pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pela Câmara Brasileira do Livro, apenas 27% dos brasileiros frequentam bibliotecas.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.