Bezerro de Camapuã pode ganhar selo de qualidade de Ministério

Imagem: Deputado Marcio Fernandes na Expocam 2009
Deputado Marcio Fernandes na Expocam 2009
09/05/2009 - 17:05 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o site www.deputadomarciofernandes.com.br    Foto: Marco Miatelo

A região da Camapuã pode ter selo de qualidade auferido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), segundo o superintendente Federal da Agricultura, Orlando Baez. De acordo com ele, foi deflagrado processo de estudo no âmbito do Ministério para instituição do selo.

A declaração foi feita durante abertura da 31ª Expocam – Exposição Agropecuária de Camapuã. Pouco antes, Baez mencionou a lei (n° 3.487/07), de autoria do deputado vice-líder do governo Marcio Fernandes (PSDB), que tornou Camapuã a “Capital Sul-Mato-Grossense do Bezerro de Qualidade”.

Campuã é considerada a Capital do bezerro de qualidade porque é privilegiada pelas características que apresenta, especialmente pela qualidade e quantidade do rebanho existente no seu território a adjacências.

A lei estadual deu ainda mais destaque à pecuária camapuense. Já conforme Orlando Baez, o selo de qualidade do Ministério deverá tornar reconhecido o produto também internacionalmente.

O deputado federal Waldenir Moka (PMDB), presente no evento, lembrou que o selo vai agregar valor ao produto e concordou que o selo dará ainda mais visibilidade.

Superação da crise

Durante discurso de abertura, Marcio Fernandes, que preside a Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira, disse que alguns sinais indicam que o pior da crise econômica para Mato Grosso do Sul já passou. Ele lembrou, por exemplo, que mesmo com a crise, em 2008 a receita do Estado cresceu mais de 21%, conforme dado apresentado em audiência pública em abril na Assembleia, para prestação de contas dos poderes.

O prefeito de Camapuã, Marcelo Duailibi (DEM), também apresentou números positivos em seu discurso. Segundo ele, mesmo com a crise, em 2008 o agronegócio respondeu por 26% do PIB (Produto Interno Bruto) do País, com 36% das exportações e com mais de 35% dos empregos.

Ações

O vice-líder do governo aproveitou a abertura da Expocam para comunicar em primeira mão que vai apresentar emenda parlamentar para execução neste ano para cobertura da quadra esportiva da escola estadual Abadia Faustino Inácio. O pedido chegou ao deputado através do vereador Antônio Borracheiro (PSDB).
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.