Em nome da Assembleia, Marcio Fernandes congratula Chico Maia pela posse na Acrissul

Imagem: Marcio Fernandes ressalta gestão de Laucídio e deseja sucesso na administração de Maia
Marcio Fernandes ressalta gestão de Laucídio e deseja sucesso na administração de Maia
26/05/2009 - 08:54 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | (67) 3326-4102 / 8406-2105 | Acesse o site www.deputadomarciofernandes.com.br    Foto: Marco Miatelo

O deputado estadual vice-líder do governo, Marcio Fernandes (PSDB), congratulou Chico Maia na noite dessa segunda-feira (26) pela posse como presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul). A solenidade aconteceu no Tatersal de Elite II, do Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. Chico Maia assume a presidência da entidade depois de uma década de sucessivas gestões de Laucídio Coelho Neto.

Marcio Fernandes, que pronunciou em nome da Assembleia Legislativa, destacou a importância do agronegócio na economia de Mato Grosso do Sul e a consequente responsabilidade de Maia à frente da Acrissul. A Acrissul é quem organiza a Exposição Agropecuária de Campo Grande (Expogrande). O deputado destacou as metas ambiciosas de Maia, de fortalecer a Expogrande como evento internacional e de realizar outras exposições ao longo de ano.

Como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira, Marcio Fernandes lembrou ainda que a contribuição da comissão e da Frente Parlamentar do Agronegócio para o setor. Como desdobramento do trabalho das instâncias parlamentares nesta quarta-feira (27) o Conselho Monetária Nacional (CMN) pode formalizar a prorrogação de parcelas das dívidas de custeio e investimentos dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul afetados pela estiagem.

O governador André Puccinelli (PMDB) relembrou a trajetória paralela dele e de Laucídio Coelho. Este assumiu a presidência da Acrissul quando Puccinelli estava ainda na primeira gestão na Prefeitura de Campo Grande. Além de parabenizar Laucídio, Puccinelli também desejou “anos profícuos” para Chico Maia no trabalho a partir de agora na Acrissul.

Para o deputado federal Waldemir Moka (PMDB), Chico Maia deverá representar na Acrissul o papel equivalente ao da senadora Kátia Abreu à frente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), com discurso modernizante da entidade. Mas Moka também prestou homenagem a Laucídio Coelho Neto.

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Reforma Agrária do Senado, senador Valter Pereira (PMDB), lembrou que é relator de duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) relacionadas ao agronegócio, e em ambas terá parecer favorável ao produtor. Uma das PECs é relativa à competência privativa do Senado Federal para aprovar processo sobre demarcação de terras indígenas e a outra faculta ao poder público desapropriar imóvel para efeito de demarcação em favor da comunidade indígena.

O senador Delcídio do Amaral (PT) lembrou que a Expogrande já extrapolou o âmbito dos negócios e se tornou evento tradicional de turismo. Segundo o senador, o Ministério do Turismo destina todos os anos recursos que contribuem para a realização do evento.

Em seu pronunciamento de posse, Chico Maia mencionou personalidades, inclusive saudosas. Mencionou o ex-governador Pedro Pedrossian e os saudosos Rachid Saldanha Derzi, Laucídio Coelho e Hélio Martins Coelho – a este foi prestada homenagem póstuma, já que passou a emprestar o nome ao Tatersal de Elite II. Por fim, Maia disse ao governador: “sempre fui um homem que teve lado, assumo o lado do produtor rural”.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.