Entidades enfatizam a conscientização sobre destino adequado de óleo culinário

Imagem: Audiência foi solicitada pela Fiems
Audiência foi solicitada pela Fiems
28/05/2009 - 14:52 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

Entidades representantes do setor da indústria e da engenharia e construção civil se comprometeram, em audiência com o deputado estadual vice-líder do governo, Marcio Fernandes (PSDB), a estreitar a relação com as empresas coletoras de óleo culinário descartado. A intenção é que haja destinação ecologicamente adequada do óleo para reaproveitamento na produção, por exemplo, de biodiesel.

Diretor da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Kleber Luiz Recalde destacou durante a audiência a importância de conscientizar as pessoas quanto à adequada destinação do óleo, não somente dos residentes em condomínios, mas também residentes em casas.

Segundo ele, os condomínios já possuem um sistema de destinação do óleo culinário para descarte, minimizando o impacto ambiental, através das chamadas caixas de gordura. Posteriormente, o tratamento do esgoto também contribui para a “quebra” da gordura remanescente. Esse óleo, porém, deixa de ser reaproveitado.

A destinação do óleo culinário em empreendimentos é objeto de projeto de lei de autoria do deputado Marcio Fernandes. Entretanto, em vez da lei, ficou acordado o compromisso das entidades de aproximação entre as empresas que utilizam e as que geram o resíduo, além de uma campanha de conscientização da população. Em razão disso, Marcio Fernandes retirou de tramitação o projeto de lei nº 57/2009, que dispunha sobre a obrigatoriedade das empresas projetistas e de construção civil de instalarem dispositivos para a dispensa do óleo.

Estiveram representadas na audiência a Fiems, o Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção de Mato Grosso do Sul (Sinduscon-MS), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS), o Sindicato de Habitação de Mato Grosso do Sul (Secovi-MS) e a empresa Plaenge Empreendimentos.

Marcio Fernandes reforçou que além de preservar o meio ambiente o óleo também pode ser reutilizado para produção principalmente de biodiesel.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.