Sancionada lei que inclui Festa da Farinha de Anastácio no calendário estadual

Imagem: Marcio Fernandes e Reinaldo Azambuja compartilham a autoria da lei
Marcio Fernandes e Reinaldo Azambuja compartilham a autoria da lei
02/06/2009 - 09:16 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">/a>    Foto: Marco Miatelo

Lei é de autoria dos deputados estaduais Marcio Fernandes e Reinaldo Azambuja

O governador André Puccinelli (PMDB) sancionou a lei nº 3.684, de 1º de junho de 2009, que inclui no calendário oficial de Mato Grosso do Sul a tradicional Festa da Farinha comemorada no município de Anastácio. A Festa é comemorada anualmente na primeira quinzena do mês de maio. A sanção foi publicada na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial.

No dia 26 de maio, a Assembleia Legislativa tinha aprovado por unanimidade em segunda discussão o projeto de lei de autoria do deputado Marcio Fernandes (PSDB), vice-líder do governo, em conjunto com o deputado estadual Reinaldo Azambuja, que preside o diretório regional do PSDB.

A Festa da Farinha é realizada anualmente desde 2006. Em 2009, o público aguardado era de 20 mil pessoas, entre turistas e residentes. A Festa acontece geralmente como parte da programação das comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa de Anastácio, celebrado em 8 de maio. Neste ano, Anastácio completou 44 anos.

O evento é marcado por músicas dos gêneros forró e frevo e pela apresentação de repentistas e humoristas.

Quanto à culinária, diversas tendas são instaladas para a venda de comidas típicas nordestinas. Entre as delícias o público tem como opção a buchada de bode, tapioca, biju, paçoca de carne seca, paçoca de amendoim, sequilho e polvilho, massa puba, pudim de massa puba, bolinho de folha de mandioca, canjica, farofa escaldada e diversos pratos à base de mandioca, tais como torta, brigadeiro, sorvete e suco.

"É sem dúvida um evento contagiante que mostra a cultura dos primeiros habitantes da cidade de Anastácio, precisamos manter essa tradição e incentivar o número de participantes a cada ano", disse Marcio Fernandes.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.