Aprovado projeto que obriga escolas a emitir extrato anual de mensalidades

Imagem: Marcio Fernandes tem projeto aprovado na sessão de hoje
Marcio Fernandes tem projeto aprovado na sessão de hoje
18/06/2009 - 13:47 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

Os deputados estaduais aprovaram nesta manhã em redação final projeto de lei que obriga as escolas da rede particular de ensino de Mato Grosso do Sul a emitir extrato de pagamento anual das mensalidades no final do ano letivo, para efeito de declaração de imposto de renda. O autor do projeto é o deputado estadual Marcio Fernandes (PSDB), vice-líder do governo na Assembleia. Agora o projeto segue para sanção do governador André Puccinelli (PMDB).

Caso seja sancionado, a lei vai se aplicar à rede privada desde o ensino fundamental até o superior (faculdades e universidades). O projeto prevê que a emissão será gratuita para o estudante e deverá ser realizada independente de solicitação.

O deputado Marcio Fernandes justifica que o projeto pretende diminuir a correria dos estudantes atrás de recibos mensais pagos à instituição de ensino para fins de declaração de imposto de renda, o que evita problemas com a Receita Federal.

Nesta semana a Assembleia já havia aprovado o projeto em segunda discussão, porém, a proposição foi à redação final por ter havido emenda supressiva ao texto original. A emenda foi apresentada pelo próprio autor do projeto, para permitir que sejam beneficiados inclusive os estudantes que por acaso estejam inadimplentes com a instituição de ensino, já que estes também devem efetuar a declaração do imposto.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.