Marcio Fernandes acompanha proposição de projeto de coleta de óleo à Prefeitura

Imagem: João Rocha, Marcio Fernandes, Marcos Cristaldo e Jorge Medeiros
João Rocha, Marcio Fernandes, Marcos Cristaldo e Jorge Medeiros
24/06/2009 - 20:04 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | (67) 3326-4102 8406-2105 | Acesse www.deputadomarciofernandes.com.br    Foto: Marco Miatelo

O deputado Marcio Fernandes (PSDB), vice-líder do governo na Assembleia, intermediou a apresentação ao secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antônio Cristaldo, de projeto de coleta e reciclagem de óleo. O deputado foi previamente procurado pelo representante da organização não-governamental ASW (Association Sanctuary of the Water), Jorge Medeiros, e o acompanhou durante a audiência nesta tarde com o secretário. A finalidade é transformar o óleo coletado em biodiesel, reduzindo o impacto no meio ambiente com o descarte inadequado.

Marcio Fernandes foi procurado anteriormente em razão de lei de sua autoria sobre o assunto. A Lei n° 3.419/07, chamada Lei do Biodiesel em Programa Ambiental, dispõe sobre o programa ambiental de produção sul-mato-grossense de biodiesel. Também o vereador João Rocha (PSDB) participou da audiência nesta tarde, já que deverá propor lei regulamentando o assunto em âmbito municipal, com base na Lei de autoria de Marcio Fernandes.

As metas do projeto são auxiliar o municípo na adoção e aplicação da referida Lei estadual e auxiliar os locais geradores de óleo saturado a adequarem-se ao cumprimento da mesma Lei.

Depois da audiência com o secretário Marcos Cristaldo, a próxima fase definida será a análise e reelaboração de projeto conjuntamente entre a ASW e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur). Depois disso, a próxima etapa é viabilizar recursos federais para desenvolvimento do projeto na Capital.

Segundo Jorge Medeiros, a ASW já realiza coleta em três setores de Campo Grande: estabelecimentos comerciais, condomínios e experimentalmente na escola municipal Maria do Couto Fortes. Entretanto, o óleo coletado ainda não está sendo processado para produção do biodiesel ou produtos de limpeza, mas está sendo estocado.

O objetivo do projeto é atingir a coleta das residências via escolas das redes pública e privada de ensino. Quando o projeto estiver em execução, o biodiesel produzido seria repassado à Prefeitura. O trabalho deverá ser executado mediante concessão de serviço.

O esboço do projeto, apresentado pela ASW prevê trabalho de conscientização dos alunos através de palestras, filmes, cartilhas, trabalhos escolares.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.