Dia da Leitura é comemorado hoje em Mato Grosso do Sul

Imagem: Lei que institui Dia da Leitura é de autoria de Marcio Fernandes
Lei que institui Dia da Leitura é de autoria de Marcio Fernandes
11/08/2009 - 12:52 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

Lei que institui a data é de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes

Em Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira, 11 de agosto, é comemorado o Dia da Leitura. A data foi instituída e incluída no calendário cívico-cultural do Estado pela lei nº 3.662/09, de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes (PSDB), vice-líder do governo na Assembleia.

A data foi escolhida porque aos 11 de agosto já era comemorado no Brasil o Dia do Estudante. O Dia do Estudante é celebrado desde 1927, quando a homenagem foi proposta por Celso Gand Lev. O dia marca a instituição dos primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais no Brasil por D. Pedro, em 1827. Ele fez isso para que quem quisesse estudar não precisasse ir a Portugal atrás de conhecimento.

O objetivo da lei é estimular o prazer pela leitura e escrita e incentivar a criatividade. Ainda quando apresentou a proposição, o deputado justificou que “apesar de ações viabilizadas por governos, iniciativas da sociedade civil e de organizações do terceiro setor, ainda estamos muito longe de ter um cenário de oferta de leituras e de literatura compatível com a necessidade dos brasileiros - agravando o cenário de analfabetismo funcional, que atinge cerca de 60% da população brasileira alfabetizada”.

Na justificativa da proposição foi citada a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pela Câmara Brasileira do Livro, que revelou que apenas 27% dos brasileiros frequentam bibliotecas.

"O Dia da Leitura convida a todos a ler, ler para bebês e crianças, ler em voz alta, ler poesia, contos, histórias em quadrinhos, revistas científicas e jornais", afirmou o deputado Marcio Fernandes.

E como o assunto é leitura, clique aqui para acessar o site governamental Portal Domínio Público, com obras gratuitas no formato PDF (Portable Document Format). O projeto compartilha com todos os usuários da internet obras científicas, artísticas e literárias já em domínio público ou que tenham sua divulgação autorizada.

Para quem não tem acesso à internet ou não gosta de ler no computador a dica é a Biblioteca Pública Isaías Paim, localizada no segundo andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro de Campo Grande.

(Notícia ampliada às 15h de 11 de agosto)
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.