Artesãos de Ivinhema participam de mostra na Casa do Artesão da Capital

Imagem: Dione, Renato, Reinaldo e Marcio Fernandes conferem produtos expostos
Dione, Renato, Reinaldo e Marcio Fernandes conferem produtos expostos
20/08/2009 - 11:50 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

Desde essa quarta-feira (19) o público que visitar a Casa do Artesão, no Centro de Campo Grande, poderá conferir além das peças de artesãos de todo o Estado uma mostra específica do artesanato de Ivinhema no mezanino da Casa. A mostra faz parte do projeto “Exposições Temporárias”, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) nesta edição em parceria com a Prefeitura de Ivinhema.

As peças vão ficar expostas até o dia 22 de setembro. Ontem, para a abertura da mostra, compareceu o prefeito de Ivinhema, Renato Câmara (PMDB), o presidente da FCMS, Américo Calheiros, o vice-líder do governo na Assembleia, deputado Marcio Fernandes (PSDB), entre outras autoridades.

O artesanato de Ivinhema será beneficiado neste ano por emenda parlamentar para aquisição de equipamentos. O prefeito Renato lembrou do benefício e agradeceu os deputados Marcio Fernandes e Reinaldo Azambuja (PSDB) em público, que são autores da emenda junto com o deputado estadual Zé Teixeira (DEM).

Em Ivinhema, o artesanato é organizado em 16 núcleos que reúnem mais de 130 artesãos. Renato destacou ainda que a mostra representa a união de todos os núcleos de artesãos do município.

Américo Calheiros destacou a importância da organização do setor. Segundo ele, Ivinhema pode ser o catalisador do turismo e da atenção do Estado para essa atividade com a organização dos artesões em núcleos. O presidente da Fundação de Cultura disse ainda que conheceu Ivinhema há cerca de 20 anos e já na época percebeu que o município tenha grande potencial artístico.

O deputado Reinaldo fez pronunciamento em nome da Assembleia Legislativa, representando, além de Marcio Fernandes, os outros deputados presentes: Dione Hashioka (PSDB) e Coronel Ivan (PDT). Reinaldo agradeceu ao Américo e ao governador André Puccinelli (PMDB) por permitir aos municípios do interior expor seus trabalhos em Campo Grande.

Conforme os realizadores da mostra, os artesãos de Ivinhema têm uma linha de produtos diversificados como edredons, baixeiros, tapeçaria, papel artesanal, patchwork, cerâmica, macramê, cestos em taboa, chinelos, cintos de couro, além de praticar atividades como nhanduti, pintura, costura e culinária.


Serviço: A Casa do Artesão fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h, na avenida Calógeras, 2050, Centro de Campo Grande. Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, pelos fones (67) 3316-9107 / 9152, ou na Casa do Artesão, pelo fone (67) 3383-2633.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.