Museu no Parque das Nações Indígenas é aberto ao público

Imagem: Museu Dom Bosco recebe autoridades para solenidade de abertura
Museu Dom Bosco recebe autoridades para solenidade de abertura
25/08/2009 - 13:12 Por: Alcindo Rocha, com assessoria de imprensa do governo | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

O Museu das Culturas Dom Bosco, localizado na avenida Afonso Pena, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, foi aberto ao público nessa segunda-feira (24) em solenidade que contou com a presença do governador André Puccinelli (PMDB). O vice-líder do governo na Assembleia, deputado estadual Marcio Fernandes (PSDB), acompanhou o governador na solenidade.

O museu é controlado pela Missão Salesiana de Mato Grosso, uma instância vinculada à Igreja Católica Romana. A Missão Salesiana atua em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul (onde tem a sede) e no oeste de São Paulo. Para a abertura oficial compareceu a Campo Grande o reitor-mor dos Salesianos, o superior geral padre Pascual Chávez Villanueva. De origem mexicana, Pascual é o IX sucessor de são João Bosco, conhecido como Dom Bosco.

Segundo o governador André Puccinelli, o “museu representa toda a grandeza da cultura e da história de Mato Grosso do Sul. O nível do museu permite que o Estado seja conhecido por quem mora aqui, pelos brasileiros e projeta internacionalmente nossa história e ajuda a construir nosso futuro”.

O museu tem um acervo de 40 mil peças divididas entre diferentes áreas de conhecimento como mineralogia, paleontologia, etnografia, arqueologia e zoologia. Além disso, conforme o governo do Estado, tem mais de 5 mil peças indígenas de várias etnias como xavante e bororo, entre outros.


Serviço: o Museu das Culturas Dom Bosco fica aberto à visitação a partir de hoje, das terças às sextas-feiras, das 8 às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 9 às 19h. Ingressos: R$ 10,00; pessoas com 60 anos ou mais, estudantes e moradores de Campo Grande pagam meia-entrada. Às quartas-feiras, todos pagam R$ 5,00.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.