Programa deve promover melhora na gestão do Estado e municípios, diz deputado

Imagem: Deputado Marcio Fernandes fala da importância do programa para o Estado
Deputado Marcio Fernandes fala da importância do programa para o Estado
17/09/2009 - 14:01 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

Segundo o deputado estadual Marcio Fernandes (PSDB), vice-líder do governo na Assembleia, o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) deverá promover melhora na gestão tanto dos órgãos do Estado de Mato Grosso do Sul quanto dos municipais. O parlamentar participou nesta manhã da abertura do 1º Fórum Estadual de Gestão Pública, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

O evento foi promovido pelo Núcleo MS do Gespública, primeiro do País a promover fórum estadual do programa. A abertura contou com a participação do governador André Puccinelli, e do diretor do Departamento de Programa de Gestão, da Secretaria de Gestão, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Bruno Carvalho Palvarini, entre outras autoridades.

Segundo Puccinelli, o objetivo é fazer com que a gestão pública seja desburocratizada, que seja eficiente na prestação de serviços. André destacou o fato de já desde o primeiro momento, além de órgãos do governo estadual, algumas prefeituras terem aderido ou demonstrado interesse.

Dez instituições já aderiram ao programa, dentre elas, a Escola de Governo, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), a Prefeitura de Nova Andradina (Secretaria Municipal de Saúde) e a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul).

Esteve presente ainda na abertura do evento a coordenadora executiva do Núcleo do Gespública em Mato Grosso do Sul, Branca Meneses Lorenzetto, segundo quem o enfoque em temas mais direcionados às administrações municipais é decorrente do destaque que nacionalmente o Gespública está dando para a gestão no âmbito das prefeituras.

A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) foi representada no evento pelo prefeito de Brasilândia, Antônio de Pádua Thiago. A Prefeitura de Brasilândia, de Corumbá e a Secretaria de Administração de Campo Grande estão em negociação para aderir ao programa.

Compareceu ainda à abertura do evento o procurador-geral de Justiça, Miguel Vieira da Silva.

O Gespública

Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Gespública é um programa que envolve instituições governamentais das três esferas, visando modernizar a gestão, com o objetivo final de melhorar a prestação de serviços ao cidadão, de acordo com o governo do Estado. Em Mato Grosso do Sul a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e da Tecnologia (Semac) é a instituição âncora e abriga o Núcleo de Coordenação.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.