Aprovada em 1ª discussão criação do programa “Merenda Escolar Orgânica”

Imagem: Projeto é de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes
Projeto é de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes
04/11/2009 - 16:07 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

Objetivo é que frutas e legumes destinados à merenda sejam preferencialmente orgânicos

Os deputados estaduais aprovaram na sessão desta quarta-feira (4) o projeto de lei que cria o programa “Merenda Escolar Orgânica” nas escolas da rede pública estadual. A proposição é do deputado Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia. O projeto agora será votado em segunda discussão antes de ser encaminhado para sanção.

O objetivo do programa é que as hortaliças, legumes e frutas destinadas à merenda de todas as unidades escolares da rede pública estadual de ensino sejam preferencialmente de origem orgânica. Para os efeitos da lei, caso o projeto seja aprovado e sancionado, consideram-se hortaliças, legumes e frutas de origem orgânica aqueles cultivados sem agrotóxicos ou a adição de produtos químicos de qualquer natureza.

Para o deputado Marcio Fernandes, o programa vai trazer mais qualidade de vida para as crianças e adolescentes que são alunos, além de incentivar os produtores de alimentos orgânicos.

Conforme a justificativa do projeto, diversos estudos demonstram que uma nutrição de baixa qualidade ou que contenha um alto grau de substâncias tóxicas, repletas de aditivos químicos e hormônios sintéticos, propiciam ou estimulam o aparecimento de doenças degenerativas. Portanto, o programa visa a melhorar o valor nutricional da alimentação e contribuir para a melhoria da saúde e evitar doenças no futuro.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.