Execução do Hino Nacional passa a ser obrigatória em eventos esportivos

Imagem: Execução do Hino Nacional durante entrega de reforma de escola, na Capital
Execução do Hino Nacional durante entrega de reforma de escola, na Capital
05/11/2009 - 08:56 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

A execução dos Hinos Nacional e o de Mato Grosso do Sul passa a ser obrigatória em todos os eventos esportivos e sessões cívicas no Estado, conforme a Lei nº 3.767, sancionado na edição de hoje do Diário Oficial. A lei é de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia.

De acordo com a lei, a execução se dará na abertura de sessões cívicas e eventos esportivos. A lei amplia a obrigatoriedade da execução dos hinos, que, em razão de outra lei anterior, já era obrigatória, por exemplo, nas escolas.

Marcio Fernandes disse que se percebe “nas aberturas de partidas de jogos esportivos ou em atividades cívicas pessoas caladas, numa demonstração passiva e nada patriótica”. O desconhecimento atinge também as torcidas, que sobrepõem os gritos aos acordes dos hinos.

O deputado acrescenta que o desconhecimento da letra do Hino Nacional brasileiro e do Hino de Mato Grosso do Sul lamentavelmente ficam evidenciados em momentos significativos para o País.

O Hino Nacional e o Hino de Mato Grosso do Sul representam, respectivamente, a manifestação maior da simbologia da nação e do Estado, ao lado das bandeiras e do Brasão de Armas. Convém sempre lembrar as palavras do Conde Afonso Celso, segundo o qual "a bandeira é o símbolo ótico da Pátria e o Hino Nacional, o seu símbolo acústico".
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.