Aquidauana: empresários querem recuperação de estradas da região do Taboco

23/11/2009 - 10:19 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse www.deputadomarciofernandes.com.br   

Empresários pediram nesta manhã o intermédio do deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia, para viabilizar obras de recuperação de estradas vicinais da região do Taboco, em Aquidauana. Estiveram no gabinete do parlamentar Sebastiãozinho do Taboco, liderança do município, acompanhado dos empresários Ademir Catafesta e Dorival dos Santos.

A preocupação é com o início da temporada de chuvas que pode dificultar ainda mais, ou mesmo impedir, o tráfego na região, impedindo o abastecimento de carvão para a indústria siderúrgica de Aquidauana. Dorival é gerente de compra de carvão da Simasul Siderurgia. Segundo ele, um terço (1/3) do carvão utilizado na unidade é proveniente da região do Taboco.

Quanto aos carvoeiros, eles foram representados na reunião por Ademir, proprietário da Florasul, instalada na fazenda Iguaçu.

Sebastiãozinho pediu a recuperação das estradas vicinais que dão acesso às fazendas Iguaçu e Estância Brasil. Ambas as estradas se ligam à rodovia MS-419, que corta a região do Taboco.

Somente a Simasul emprega 130 pessoas. O empresário disse que a interrupção no fornecimento de carvão pode provocar o fechamento temporário da indústria.

A preocupação também ocorre com relação ao transporte de gado da região caso as estradas não sejam recuperadas.

O deputado Marcio Fernandes vai tentar viabilizar a recuperação tanto junto ao prefeito Fauzi Suleiman (PMDB), já que as estradas vicinais são de responsabilidade municipal, quanto junto ao governo do Estado, que pode solucionar o problema por meio de convênio com o município.

Taboco

Essa não é a primeira vez que Marcio Fernandes interfere em favor da recuperação das estradas da região do Taboco. Em agosto deste ano, o deputado já tinha conseguido viabilizar parceria entre o Estado e o município para recuperação de outras estradas da mesma região.

A região do Taboco é rural e fica a cerca de 160 quilômetros da sede do município. Na última ocasião, as obras beneficiaram mais de 50 propriedades rurais.

Na região, além da produção de carvão e da pecuária, também estão instalados empreendimentos turísticos e hoteleiros.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.