Marcio Fernandes homenageia presidente do Coletivo de Mulheres Negras

Imagem: Grupo de capoeira se apresenta na sessão em comemoração ao Dia da Consciência Negra
Grupo de capoeira se apresenta na sessão em comemoração ao Dia da Consciência Negra
23/11/2009 - 14:09 Por: Alcindo Rocha e Carolina Assis | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Milena Bites

No Dia Nacional da Consciência Negra, na última sexta-feira (20), o deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo, homenageou a presidente do Coletivo de Mulheres Negras “Raimunda Luzia de Brito”, Ana José Alves Lopes. Em razão de agenda no interior do Estado, a homenagem foi entregue pelo deputado estadual Júnior Mochi (PMDB) na sessão solene realizada na Assembleia a uma representante de Ana José, que também não pôde comparecer. A sessão foi proposta pelo deputado estadual Amarildo Cruz (PT).

Ana José foi homenageada com o troféu Zumbi dos Palmares, a exemplo de outras lideranças homenageadas pelos demais parlamentares. O troféu foi entregue a 24 personalidades e a uma entidade durante a solenidade.

O troféu leva o nome de Zumbi (Alagoas, 1655 – 20 de novembro 1695) em alusão ao líder considerado o símbolo da resistência negra contra a escravidão, do célebre quilombo em Palmares (AL). Conhecido por sua destreza e astúcia, Zumbi já era um estrategista militar com pouco mais de 20 anos de idade. Ele foi contra o acordo de paz entre o Quilombo e a Capitania de Pernambuco, mas acabou sendo morto e teve a cabeça decapitada e exibida em praça pública, na cidade de Recife.

Em 1995, o dia e mês de sua morte - 20 de novembro - foram adotados como data para celebração do Dia Nacional da Consciência Negra. Mais de 400 cidades brasileiras já adotam feriado nesta data. Em Mato Grosso do Sul, é feriado nos municípios de Corumbá, Itaporã e Jaraguari.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.