Governador sanciona lei que cria Semana do Profissional de Educação Física

Imagem: Lei é de autoria do deputado Marcio Fernandes
Lei é de autoria do deputado Marcio Fernandes
27/11/2009 - 08:08 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

O governador André Puccinelli (PMDB) sancionou a Lei nº 3.792/09, que cria a Semana do Profissional de Educação Física. A lei, publicada no Diário Oficial dessa quinta-feira, é de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia.

De acordo com a lei, a Semana escolhida é a primeira do mês de setembro. A escolha da data se deu porque é no dia 1º desse mês que se comemora o Dia Nacional do Profissional de Educação Física.

O objetivo da lei é conscientizar a sociedade sobre a importância da prática regular de atividades físicas, de maneira sistematizada e orientada; informar acerca da importância da prática escolar da educação física para o desenvolvimento afetivo, físico e sociocultural dos alunos.

Por fim, lembrou o deputado Marcio Fernandes, a lei é importante também por incentivar a difusão de conhecimentos técnicos e práticos sobre as mais variadas questões que envolvem a educação física, através de planejamento, promoções e realizações de campanhas educativas.

Marcio Fernandes disse ainda que a prática de esportes em escolas, seja de ensino fundamental ou médio, da rede pública ou privada, é muito importante para a saúde física e mental das pessoas. “A Semana servirá de incentivo aos estudantes para que realizem atividades físicas como hábito saudável”, acrescentou.

Hábito saudável

Consta na justificativa que, com relação à saúde física, em razão da prática de esportes observa-se perda de peso e da percentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL - colesterol (o ‘colesterol bom’). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.

Ainda conforme justificativa, a prática de exercícios ajuda na regulação de substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.

Mas o deputado Marcio Fernandes lembra que é fundamental que os exercícios tenham supervisão de um profissional de educação física; que este oriente e avalie de acordo com as capacidades e limites que o organismo de cada indivíduo pode suportar.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.