Projeto Esperança encerra atividades em 2009

Imagem: Carlos Rocha e o deputado Marcio Fernandes conversam com alunos do projeto na Aero Rancho
Carlos Rocha e o deputado Marcio Fernandes conversam com alunos do projeto na Aero Rancho
30/11/2009 - 09:08 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

Iniciativa busca talentos do judô nas comunidades da Capital e de outros três municípios

O deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia, e o vereador de Campo Grande, João Rocha, compareceram no último sábado (28) às aulas de encerramento das atividades do projeto Esperança neste ano. Os parlamentares estiveram nos polos do projeto nas Moreninhas, no bairro Universitário e no Aero Rancho.

O projeto Esperança, que retoma as atividades no início do próximo ano letivo, é um programa social voltado para a descoberta nas comunidades de novos talentos do judô. O projeto teve início em 2007 em vários bairros de Campo Grande. Hoje são 22 polos na Capital, além de polos em Jaraguari, Terenos e Nioaque.

Na Capital, o projeto Esperança é mantido pelos deputados estaduais Marcio Fernandes e Reinaldo Azambuja e pelo vereador João Rocha em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (Funesp). No interior, o projeto é mantido apenas pelos parlamentares.

No polo das Moreninhas, as aulas acontecem no Parque Jacques da Luz, onde 70 alunos são beneficiados. O professor Flávio Rocha agradeceu o empenho dos pais e a ajuda dos parlamentares.

Marcio Fernandes disse que, como praticante que foi do judô desde a infância, sabe da importância do esporte na formação do caráter da pessoa. Ele lembrou que começou a praticar judô com cinco anos e chegou a obter a faixa preta. Ele lembra que já foram beneficiadas mais de duas mil crianças ao longo desses anos de projeto.

No bairro Universitário, o polo do projeto fica na escola estadual José Barbosa Rodrigues. A professora de judô Ane Talita Almeida Ferreira Silva informou que no polo 40 alunos são beneficiados. “Aqui houve uma melhora muito boa no comportamento”, explicou Ane Talita.

Segunda a diretora-adjunta da escola, Martina do Carmo Ramires, “o judô tem sido maravilhoso, os alunos mudaram bastante, tem família querendo matricular os alunos na escola só por causa do projeto”.

No Aero Rancho, as aulas acontecem no Parque Ayrton Senna. Marcio Fernandes e João Rocha foram recebidos pelo professor Carlos Rocha. O vereador falou da importância de o projeto dar oportunidade às crianças. Segundo João, a maior conquista do projeto Esperança é formar cidadãos de bem.

O deputado Marcio Fernandes disse que “mais que formar atletas queremos formar cidadãos”. Ele disse ainda que ouve dos pais que as crianças tem melhorado o comportamento tanto em casa quanto na escola.

Copa Pelezinho

No sábado, Marcio Fernandes e João Rocha ainda compareceram ao encerramento da 18ª Copa Pelezinho, na quadra da escola de futebol. Na ocasião, foram conhecidos os campeões em cada categoria do campeonato iniciado em agosto: fraldinha (7 e 8 anos), pré-mirim (9 e 10 anos), mirim (11 e 12 anos) e infantil (13 e 14 anos).

Marcio Fernandes entregou o troféu de campeão ao time do colégio Dom Bosco na categoria fraldinha. O time venceu a equipe Enter Home, também da Capital.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.