Transportadoras comemoram desconto do IPVA

Imagem: Marcio Fernandes e o secretário Giroto participam de confraternização dos empresários
Marcio Fernandes e o secretário Giroto participam de confraternização dos empresários
02/12/2009 - 13:10 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

Secretário Giroto e deputado Marcio Fernandes compareceram à confraternização

Representantes de empresas transportadoras se reuniram na noite dessa terça-feira (1º/12) na área de lazer da Rodogrande Transportes, em Campo Grande, para confraternizar em comemoração à medida do governo do Estado de conceder descontos de Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para 2010. Para a ocasião, foram convidados o secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes (Seop), Edson Giroto, que representou o governador André Puccinelli, e o deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo, a quem agradeceram pessoalmente pela conquista.

O governo reduziu a base de cálculo do IPVA para 2010 em 50% e concedeu desconto de 3% no valor do veículo para efeito de cálculo do imposto. O governo também atendeu uma demanda do deputado Marcio Fernandes e manteve para 2010 o desconto de 50% do IPVA na aquisição de motos novas com até 150 cilindradas (cc).

Mas a medida que atinge especificamente o setor de transportes é o desconto de 50% de IPVA para empresas de transporte com frota com mais de 30 veículos. O secretário Giroto disse na noite de ontem que a intenção é de que em 2010 o governador amplie o leque das empresas beneficiadas e cogitou até mesmo a extensão do benefício a pessoas jurídicas com somente um veículo – o motorista que, embora apenas com o próprio veículo, tenha empresa registrada.

Giroto mencionou que foi procurado pelas empresas de transporte e mencionou o apoio na obtenção do pleito concedido pelo deputado Marcio Fernandes, que já havia conseguido junto ao governador em 2008 o desconto de 50% para motos novas (com até 150 cc), em vigor desde 1º de janeiro de 2009.

No caso das transportadoras, a iniciativa partiu de um grupo de cerca de 30 empresários, liderados por Cláudio Cavol (Três Américas), Gilberto Smozinski e Airton Dall”Agnol (esses dois da Rodrogrande).

Segundo Cláudio, em Mato Grosso do Sul atualmente são mais de 900 transportadoras em atividade. Somente em Campo Grande, as empresas empregam diretamente 7 mil pessoas, segundo ele.

Gilberto lembrou que a redução do IPVA para as transportadoras é uma batalha que vem desde 2006. Ele lembrou que as empresas se comprometeram a trazer para Mato Grosso do Sul 500 caminhões se o governo atendesse a reivindicação.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.