Atletas, professores e dirigentes do judô são homenageados em sessão solene

Imagem: Marcio Fernandes ressalta a importância do esporte para crianças carente
Marcio Fernandes ressalta a importância do esporte para crianças carente
14/03/2010 - 19:49 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

Na noite desse sábado (13), atletas, professores e dirigentes do judô que se destacaram em 2008 e 2009 foram homenageados em sessão solene da Assembleia Legislativa. O proponente foi o deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Casa. O parlamentar lutou judô por 15 anos, desde a infância até a idade adulta, tendo chegado à faixa preta.

Participaram da sessão o presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande, Paulo Siufi; o diretor-presidente da Fundação Estadual de Desporto e Lazer (Fundesporte), Júlio César Komiyama; o comandante da Base Aérea de Campo Grande, coronel-aviador Reinaldo Pereira Alfarone Júnior; o vereador por Campo Grande, João Rocha, e o presidente da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), César Paschoal.

A sessão foi proposta para a realização da premiação dos destaques internacionais do judô de 2008 e 2009 e também para comemorar os 30 anos da FJMS.

Marcio Fernandes disse que se sentia feliz e honrado, já que é egresso do meio esportivo, pois praticou o judô desde os cinco anos de idade até chegar à faixa preta. O deputado foi aluno do vereador João Rocha. “Para mim, o esporte de modo geral e o judô especificamente não foi só um passatempo. Eu estou convicto de que o judô é um elemento de formação do indivíduo, do caráter das pessoas. O judô é fator decisivo até mesmo para a cidadania”, disse o deputado.

O parlamentar disse ainda que para ser coerente com o entusiasmo que sempre dedicou ao judô, ele idealizou e vem desenvolvendo desde 2007 o Projeto Esperança, que leva o judô para crianças e adolescentes dos bairros de Campo Grande e de municípios do interior como Nioaque e Terenos. O projeto é desenvolvido em parceria com o deputado estadual Reinaldo Azambuja e com o vereador João Rocha.

Para Paulo Siufi, o deputado Marcio Fernandes faz a diferença na defesa do esporte na Assembleia, quando honra o esporte com incentivo e luta. Ele mencionou a bem-sucedida “dobradinha” que o deputado faz com o vereador João Rocha, aludindo aos projetos que eles desenvolvem em parceria.

O vereador João Rocha foi ao encontro do que disse Siufi e comentou que Marcio Fernandes tem feito um belo trabalho na Assembleia. Sobre o deputado, João disse que ele “soube devolver para o esporte em projetos e apoio aquilo que o judô lhe deu”.

Homenageados

Na categoria dirigente e árbitro foram homenageadas as seguintes pessoas: César Paschoal (presidente da FJMS); Jairo Ricardes Rodrigues (vice-presidente da FJMS) e Marcos Kiyotatsu Shimabukuro (árbitro internacional).

Na categoria atletas e técnicos, os homenageados foram: (A) do Clube Sealp de Campo Grande: Emory Alves Spontoni (atleta); Ana Paula Prates (atleta); Octávio Eudociak (atleta); Ana Carla Rios Grincevicus (atleta); Jéssica Pereira Soares (atleta) e Alessandro Nascimento (técnico). (B) da Associação Matos de Judô de Campo Grande: Vinícius Augusto Prux (atleta); Milena Maurício (atleta) e Marcelo Matos (técnico). (C) do Judô Clube Rocha de Campo Grande: Layana Lacerda Soares Colman (atleta) e Igor Costa da Rocha (técnico). (D) do Clube Sakurá de Dourados: Camila Gebara Nogueira (atleta) e Sérgio Albert de Souza (técnico). (E) Da Associação Moura de Campo Grande: Roseni Moraes (atleta), João Marcelo Benfatti Alencar (atleta) e Marco Aurélio Lopes de Moura (técnico).

Também foram premiados os atletas do paradesporto e seus respectivos técnicos. São eles: Victória Almeida (atleta); Bruna Duarte (atleta); Érica Zoaga (atleta) e Jansser Lorimer Novaes (técnico). Michele Ferreira da Silva (atleta); Rafael Moreira (atleta) e Luciano Bittencourt (técnico). Também foi homenageada a técnica Anne Thalita.

Foram homenageados também os árbitros com maior atuação em 2009. São eles: Bruno Grecco; José Carlos Kiyoshi Kurashigue; Luiz Emílio Rodrigues Villanueva; Raul de Andrade Neto e Robert Gustavo Ziemann.

Por honra ao mérito também foi prestado homenagem às autoridades que sempre contribuíram para o desenvolvimento do judô em Mato Grosso do Sul: governador André Puccinelli; Júlio César Komiyama; o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad; o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), Carlos Alberto de Assis; o deputado Marcio Fernandes; o vereador Paulo Siufi; o comandante do Comando Metropolitano de Bombeiros de Campo Grande, coronel José Antônio Pereira dos Santos; o médico coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Mauro Luiz de Britto Ribeiro; Reinaldo Pereira Alfarone Júnior e o pai dos atletas Victor, Kelly e Hugo Shinna, Yassuo Shinna.

Por fim, foram homenageados os fundadores, beneméritos e ex-presidentes da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul. São eles: Roberto Mitio Harada (ex-presidente); Maurício Tibana (ex-presidente); João Rocha (ex-presidente e vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô); João Kiyokatsu Shimabukuro (benemérito), Leonildo De Pieri (benemérito) e Reinaldo Pedro de Souza.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.