Escola Oswaldo Cruz vai ganhar quadra coberta com emenda de Marcio Fernandes

Imagem: Pref. Nelsinho comemora emenda do dep. Marcio Fernandes para EM Oswaldo Cruz
Pref. Nelsinho comemora emenda do dep. Marcio Fernandes para EM Oswaldo Cruz
19/04/2010 - 15:09 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

A escola municipal (EM) Oswaldo Cruz vai ser beneficiada com a construção de uma quadra esportiva coberta. Os recursos serão de emenda parlamentar ao orçamento estadual do deputado Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia. O anúncio foi feito nesta manhã (19) pelo prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, durante inauguração da escola.

O parlamentar decidiu pela destinação da emenda durante conversa com o prefeito. A EM Oswaldo Cruz está localizada na avenida Noroeste, no Centro da Capital, em frente ao Mercadão Municipal. O prédio pertence à Associação Beneficente de Campo Grande (Santa Casa de Misericórdia), mas está cedido à utilização pela Prefeitura mediante termo de cooperação, segundo Nelsinho. Até a celebração do termo de cooperação, o prédio estava abandonado. No local, já funcionou unidade escolar privada.

Na EM Oswaldo Cruz funciona o projeto Travessia Educacional do Jovem Estudante (Traje). O projeto consiste numa alternativa de conclusão do ensino fundamental para jovens com idade entre 15 e 17 anos.

Marcio Fernandes disse que para ele a educação “sempre foi uma prioridade, já que mesmo estando no Legislativo, sempre contribui com o setor através de indicação de emendas ao orçamento ou da elaboração de leis que possam contribuir com o setor”.

O deputado é autor, por exemplo, da Lei nº 3.638/09, que instituiu mecanismo para coibir o absenteísmo escolar – a conhecida falta -, de modo a evitar a repetência. Conforme a Lei, os diretores das escolas da rede estadual de ensino terão de informar os pais ou responsáveis quando o aluno atingir o índice de 20% de faltas para que compareçam à unidade em 72 horas para justificaram as ausências a fim de que os alunos não atinjam o limite permitido de 25%.

Traje - Quanto ao projeto Traje, o objetivo é suprir uma lacuna, já que houve uma determinação do Ministério da Educação de que não fossem aceitas no Educação de Jovens e Adultos (EJA) pessoas com menos de 18 anos. “Com isso, surgiu a preocupação com os problemas de convivência por conta da diferença de idades entre crianças e jovens na faixa dos 15 aos 17 anos”, disse Angela Brito, superintendente de gestão de Políticas Públicas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A solução elaborada pela Semed foi uma proposta diferenciada de ensino na qual o jovem pode concluir o ensino fundamental em três anos e ainda receber formação para o mercado de trabalho.

Para a inauguração da escola veio de Brasília (DF) a coordenadora geral do Ensino Fundamental do Ministério da Educação, Edna Borges. Compareceu também, além do deputado Marcio Fernandes, o deputado federal Waldemir Moka; o promotor da 27ª Promotoria de Justiça, Sergio Fernando Harfouche; o vice-prefeito Edil Albuquerque e os vereadores João Rocha e Flávio César, entre outras autoridades.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.