Camapuã: Capital do Bezerro de Qualidade abre 32ª Exposição Agropecuária

Imagem: Dep. Marcio Fernandes concede entrevista na abertura da Expocam
Dep. Marcio Fernandes concede entrevista na abertura da Expocam
09/05/2010 - 18:34 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

O município de Camapuã, conhecido nacionalmente como a Capital do Bezerro de Qualidade, sedia a 32ª Exposição Agropecuária - Expocam. A abertura oficial do evento aconteceu nesse sábado (8), no Parque de Exposições da cidade. O deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo, representou a Assembleia na solenidade, na condição de presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira.

A Exposição, que é realizada anualmente pela Associação dos Criadores de Camapuã (Acricam), vai até o dia 16 de maio.

Marcio Fernandes é o autor da Lei 3.487/08, que oficializou Camapuã como a Capital do Bezerro de Qualidade. Segundo o deputado, o município já tinha a tradição na criação do bezerro, entretanto, faltava uma Lei para dar ainda mais visibilidade ao produto.

A Lei está contribuindo inclusive para a instituição de uma Identificação Geográfica (IG) para o produto, que será conferida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A IG vai agregar mais valor ao produto, diferenciando dos demais pelas condições específicas de produção da região.

Participaram ainda da solenidade de abertura o deputado federal Waldemir Moka, o prefeito Marcelo Duailibi, o presidente da Acricam, Ayram Rodrigues, entre outras autoridades.

Camapuã é um dos municípios com o qual o deputado Marcio Fernandes contribui diretamente, através do envio de emendas ou da elaboração de leis específicas, como é o caso da Lei da Capital do Bezerro de Qualidade ou da Lei n° 3.794/09, que denominou trecho da rodovia MS-436 de “Domingos Rodrigues Filho”. O trecho compreende a sede do município e o distrito de Pontinha do Coxo. Domingos (29/abril/1913 – 3/abril/2007) foi um pecuarista que adotou a cidade de Camapuã como um lar e na qual manteve propriedades até o fim da vida, mesmo quando precisou se mudar para a Capital do Estado.

Ações por Camapuã – Marcio Fernandes, durante discurso na abertura do evento, disse que não mede esforços para ajudar Camapuã sempre que pode. Ele mencionou a liberação da pista do aeroporto municipal, que era uma reivindicação de mais de ano dos camapuanenses. O deputado disse que, procurado por Ayram há alguns meses, encaminhou-o ao então secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Edson Giroto.

Por intermédio de Marcio Fernandes, o governo destinou recursos à Prefeitura de Camapuã para solucionar as pendências para que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberasse a pista, de modo a não comprometer o transporte aéreo durante a realização da Expocam.

Mas Marcio Fernandes mencionou também a emenda parlamentar ao orçamento que ele destinou ao município em 2009. Através de emenda coletiva, para a qual ele destinou cota-parte, Camapuã foi beneficiada com uma ambulância. O veículo foi entregue em dezembro de 2009. Os recursos foram solicitados ao deputado pelo vereador Antônio Borracheiro.

O prefeito Marcelo Duailibi agradeceu novamente o deputado Marcio Fernandes em público durante a solenidade de abertura. Marcelo já havia agradecido poucos dias depois da entrega do veículo, quando Marcio Fernandes esteve no município. Ainda sobre o deputado, Marcelo disse: “você nesses três anos tem representado a juventude, o novo lá na Assembleia”.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.