Empresário Munir Saad vai receber o título de cidadão sul-mato-grossense

Imagem: Homenagem será prestada pelo deputado Marcio Fernandes (foto)
Homenagem será prestada pelo deputado Marcio Fernandes (foto)
13/07/2010 - 11:16 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | Acesse o <a href="http://www.deputadomarciofernandes.com.br">site do deputado</a>    Foto: Marco Miatelo

Homenagem foi proposta na sessão desta terça (13) pelo deputado Marcio Fernandes

O empresário do segmento gastronômico de Campo Grande, Munir Saad, vai receber o título de cidadão sul-mato-grossense. A homenagem foi proposta na sessão desta terça-feira (13) pelo deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia. A homenagem foi proposta por meio de projeto de resolução, que passa a tramitar na Casa de Leis.

Filho de Elias Saad e Josephine Aboud Saad, Munir nasceu no Líbano em 4 de agosto de 1943. Em 1952, quanto tinha nove anos, juntamente com seus familiares, chegou ao Brasil e se instalou no Estado do Paraná.

Em 1973, Munir se casou com Neusa Maria Martins Saad, com quem tem quatro filhos: Elias, Thais, William e Munir. Seus filhos lhe deram quatro netos: Matheus, William, Thiago e Bernardo.

Ainda no Paraná, Munir concluiu o curso de técnico de contabilidade, bem como licenciatura plena em matemática, física e desenho gráfico.

Munir desembarcou em Campo Grande no ano de 1986, quando inaugurou o restaurante e churrascaria Manura Cozinha Árabe, onde pôde resgatar as receitas libanesas ensinadas por seus antepassados. O empreendimento representa um dos principais ambientes de gastronomia e cultura libanesa do Estado.

No período de 1996 a 2002, Munir foi Juiz Temporário da 5ª Vara da Justiça do Trabalho do Tribunal da 24ª Região. Atualmente, é membro do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul e diretor da Associação Monte Líbano de Mato Grosso do Sul.

Em 2009, Munir recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de Campo Grande, durante sessão solene em comemoração ao Dia da Imigração Libanesa, Síria, Turca e Palestina.

O deputado Marcio Fernandes disse que para ele é uma honra homenagear alguém que mesmo tão distante de sua terra natal consegue manter e difundir sua cultura. “Munir é alguém que se adaptou à realidade brasileira sem abandonar suas tradições. Ele contribui para que sobreviva a cultura libanesa em nosso Estado, através da gastronomia. Isso, por sua vez, também fortalece a própria cultura sul-mato-grossense, através do diálogo entre as manifestações culturais”, completou Marcio Fernandes.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.