Comerciantes e produtores de queijo discutem regulamentação da produção

29/11/2011 - 14:28 Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | (67) 8406-2105 / 3326-4102   

Encontro contou com a presença do deputado Marcio Fernandes e representantes do governo

Representantes da inspeção federal e estadual, comerciantes e produtores de queijo caipira de Mato Grosso do Sul discutiram na tarde dessa segunda-feira (28) a regulamentação da produção no Estado.

Uma das propostas formuladas e apresentadas durante o evento é a elaboração de um projeto de lei estadual para regulamentar a produção de queijo caipira (artesanal), já que é matéria-prima para a confecção de chipa, sopa paraguaia e outras comidas típicas desta região. O deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo, compareceu à reunião e recebeu a proposta elaborada pelo consultor Dr. Jair Vicente de Oliveira.

A elaboração do projeto de lei ficou a cargo do deputado, que se comprometeu a consolidar e estudar juridicamente a proposta e apresentar o projeto na Assembleia Legislativa, assim que estiver dentro dos parâmetros da constitucionalidade e atenda as exigências técnicas da vigilância sanitária.

Para isso, Marcio Fernandes pretende discutir o projeto, previamente à apresentação, com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e com o órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Mato Grosso do Sul, a Superintendência Federal de Agricultura/MS.

“Precisamos desta regulamentação, estamos querendo buscar uma solução. Eu estou
à disposição dos produtores e, havendo constitucionalidade e coerência técnica, vou apresentar o projeto em plenário e lutar pelo apoio dos demais 23 deputados estaduais para que seja aprovado”, disse o deputado.

Outra proposta apresentada por Jair Vicente se trata da formação de uma associação ou cooperativa que reúna os produtores de queijo caipira, e esta seja responsável pela produção com a construção de uma queijaria dentro das normas técnicas. A terceira proposta é a integração ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

Representando o MAPA, o fiscal federal Luiz Marcelo falou da importância da regulamentação para garantir a qualidade do produto, já que a ausência de regras claras, como a comprovação da origem do produto, pode trazer riscos à saúde do consumidor.

Segundo ele, produtos com qualidade duvidosa podem ser a causa do aumento no índice de tuberculose em humanos, da brucelose e da má formação embrionária, isso para se ater somente a três exemplos.

Além das autoridades já mencionadas, participaram também do encontro representantes da Iagro, o empresário Edson Barbosa de Araújo, conhecido como Alemão, o presidente da ASSOCIMEC, Ronald Kanashiro, e o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Fachini.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.