Melhores do ano no Laço Comprido recebem prêmios e homenagens na Assembleia
Petiço, Marcio Fernandes, Eduardo e Juliano Arcas, sócios-proprietários do Clube do Peão
20/12/2011 - 10:25
Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | (67) 8406-2105 / 3326-4102
Foto: Marco Miatelo
Os melhores laçadores de 2011 no laço comprido tiveram uma noite de festa para receber os prêmios em cada categoria. De forma inédita, troféus e homenagens foram entregues durante sessão solene na Assembleia Legislativa. A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo.
O evento foi realizado em parceria com o CLC Campo Grande (Clube de Laço Comprido de Campo Grande), que esteve representado na sessão pelo seu presidente, Abeldes Petiço.
Marcio Fernandes propôs o evento também para marcar o primeiro ano em que se comemora o Dia do Laçador, instituído por lei de sua autoria. O Dia será celebrado anualmente em 12 de novembro. Neste ano, a comemoração foi tardia para coincidir com o encerramento do campeonato de laço comprido.
”É nosso intuito com este evento contribuir para evidenciar e divulgar a importância que as atividades em torno do laço em Mato Grosso do Sul contribuem para manter e disseminar parte da cultura pantaneira e sul-mato-grossense”, disse o deputado Marcio Fernandes.
Em Mato Grosso do Sul, estima-se que cerca de cinco mil pessoas pratiquem o laço comprido. O deputado esclarece que quando surgiu a ideia de elaborar a lei, em conversa com Petiço, a intenção era justamente contribuir para a difusão do esporte.
O próprio Petiço disse que o laço comprido não é só um esporte. “É mais que um esporte, é uma profissão, gera divisas, movimenta a economia”, completou ele.
“O evento desta noite serviu para estreitar os laços de amizade, o contato. A família do laço é a que vivo e está carente de força política, então agradecemos ao deputado Marcio Fernandes, que se empenhou e tem conseguido o reconhecimento para a categoria”, disse ainda Petiço.
O presidente do Sindicato Rural de Bandeirantes, James Bernardino, que discursou em nome de todos os homenageados, também agradeceu ao deputado Marcio Fernandes pela proposição do evento. “Agradeço ao deputado Marcio Fernandes por lembrar-se de esporte tão tradicional em Mato Grosso do Sul”, disse James.
Prêmios e homenagens – 29 pessoas receberam diploma de mérito por ser grande incentivador do circuito de laço comprido e por preservar a cultura do Estado. Outras 21 pessoas receberam prêmios por sua destacada atuação durante o circuito do laço comprido e por preservar a cultura de Mato Grosso do Sul.
O deputado Marcio Fernandes também recebeu um troféu e diploma de Abeldes Petiço como parceiro e apoiador do laço.
Por fim, foram entregues os troféus para os melhores do ano no Campeonato de Laço Comprido, encerrado no domingo (18/12). Veja abaixo a lista dos campeões por categoria:
Ouro – Rancho Carapé – Capitão Manoel Viégas.
Prata – Rancho Morena – Capitão Danilo Vilela.
Bronze – Rancho Natis – Capitão Marcelo Natis.
Latão – Rancho Griffe Car – Capitão Bruno Azevedo.
Trio – Renato / Michel Nagib / Betinho – Rancho Chora Me Liga.
Pai e Filho – Gelson Ramos / Fernando Ramos – Rancho J. J.
Amazonas Mirim – Juliana Miranda – Rancho MSB.
Amazonas – Mariana Gomes – Rancho 38.
Mirim – José Ronaldo – Rancho Dois Andrade.
Individual – Manoel Viégas – Rancho Carapé.
Dos 10 Mais – Rafael Escobar – Rancho Morena e Manoel Viégas – Rancho Carapé (dividiram o prémio).
Dos 10 Menos – Gauchinho – Rancho Haras Silêncio.
Letrado – Dr. Neilo – Rancho Chora Me Liga.
Cavalo Registrado – Manoel Viégas – Rancho Carapé.
Cavalo Registrado Amador – Igor Seib – Rancho do Laço.
Veterano – João Ramos – Rancho Chora Me Liga.
Universitário – Igor Seib – Rancho do Laço.
Bandeira – Natan Gomes – Rancho 38.
Fecha Rosca – Ney Souza – Rancho Triângulo.
Capitão – Hugo Pereira – Rancho Triângulo.
Patrão de Ranchos Parque do Peão – Rancho Vó Jacira – Dr. João Nelson.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.