Ponte “Alfredo Zamlutti” facilita vida de ribeirinhos e potencializa turismo

Imagem: Governador se pronuncia durante inauguração da ponte
Governador se pronuncia durante inauguração da ponte
06/05/2012 - 10:38 Por: Alcindo Rocha, com assessoria de imprensa do governo do Estado    Foto: Rachid Waqued

Com lei do deputado Marcio Fernandes, obra homenageia pecuarista e banqueiro de MS

A ponte “Alfredo Zamlutti”, inaugurada nessa sexta-feira (4/5), na Estrada Parque Pantanal, sobre o rio Miranda, deve facilitar a vida das famílias ribeirinhas e potencializar o turismo na região pantaneira. Essa é a expectativa do governo do Estado. Através de lei elaborada pelo deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo, a obra presta homenagem a pecuarista e banqueiro brasileiro falecido em 1989.

Construída com recursos dos governos federal e estadual, a ponte de concreto armado tem 240 metros de comprimento e 10,80 metros de largura. A estrutura foi erguida na região do Passo do Lontra, entre as cidades de Corumbá e Miranda.

A estrutura vai substituir a antiga ponte de madeira de apenas três metros acima do nível do rio e que por muitos anos ficou sujeita à inundação na época de cheia. É mais tranquilidade e segurança para turistas e ribeirinhos, já que a nova ponte conta com 7,40 metros de altura sobre o leito em relação à cheia máxima do rio Miranda.

Homenageado - Alfredo Zamlutti nasceu em 4 de dezembro de 1901 em Corumbá. Filho primogênito do casal Assad José Zamlutti e Maria Serougi Zamlutti, Alfredo foi estudar no Líbano e retornou ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial.

O homenageado casou-se com Hilda Tonghetti Zamlutti, com quem teve dois filhos: Rene e Alfredo Júnior.

Tendo trabalhado a maior parte da sua vida como pecuarista e banqueiro, Alfredo foi o fundador do grupo Financial, cujo banco existiu por 46 anos. As empresas do grupo financeiro chegaram a contar 5 mil funcionários, conforme seus familiares.

Em 18 de setembro de 1989, Alfredo faleceu em Águas de Lindoia, quando passava o fim de semana em sua residência de campo.

“A denominação desta ponte homenageia um dos pioneiros do Estado, um homem que soube lutar por seus ideais e que muito fez não só pelo Mato Grosso do Sul, mas pelo País”, disse Marcio Fernandes.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.