Assembleia e entidade celebram convênio para inclusão de pessoas com Down

Imagem: Dep. Marcio Fernandes elogia projeto
Dep. Marcio Fernandes elogia projeto
23/05/2012 - 15:53 Por: Alcindo Rocha, com informações do Portal ALMS    Foto: Marco Miatelo

A Assembleia Legislativa e a Sociedade Educacional Juliano Varela celebraram nesta manhã convênio para inclusão social de pessoas com síndrome de Down. Inicialmente, a entidade vai ceder três pessoas que vão trabalhar no Legislativo estadual: Amanda Mariana Caetano dos Santos, 21 anos, Cirilo Lino Oliveira, 24 anos, e Marcela Samaniego de Aquino, 28 anos.

Segundo o presidente da Assembleia, deputado estadual Jerson Domingos, a intenção é ampliar posteriormente o número de servidores com Down. O deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo, participou da solenidade de assinatura do convênio, na manhã de hoje (23/5), na Presidência da Assembleia.

“A Casa está de parabéns pelo projeto, que vai garantir a inclusão dessas pessoas que não são nem superiores nem inferiores aos demais, são todos iguais”, disse Marcio Fernandes. O próprio deputado já beneficiou em anos anteriores a entidade parte no convênio, com a destinação de recursos via emenda parlamentar ao orçamento.

O que os três beneficiados têm em comum é o fato de todos estarem ocupando uma vaga no mercado de trabalho pela primeira vez. Os três mal conseguiram expressar a emoção durante pronunciamento. Amanda e Cirilo falaram em realização de sonhos, enquanto Marcela apenas conseguiu derrubar lágrimas.

De acordo com a responsável pela Diretoria Financeira da Sociedade Educacional Juliano Varela, Ivete Aparecida Grassi Navarro, para a pessoa com síndrome de Down o trabalho dá independência, autoestima, autoconfiança, consciência de respeitar e se valorizar, e acreditar na capacidade de aprender, produzir e compartilhar.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.