No Dia da Comunidade Japonesa, Marcio Fernandes homenageia Jorge Nakishita
Marcio Fernandes entrega troféu Nishikigoi a Jorge Nakashita
19/06/2012 - 09:13
Por: Alcindo Rocha - ass. dep. Marcio Fernandes | (67) 8406-2105 / 3326-4102
Foto: Marco Miatelo
O deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo, indicou Jorge Diodi Nakashita. A sessão foi proposta pela deputada estadual Dione Hashioka.
A data marcou ainda os 104 anos da chegada do navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. Hoje, a cultura nipônica tem uma presença marcante na cultura campo-grandense e sul-mato-grossense. O Estado conta com a terceira maior colônia do País.
“Através do homenageado proposto por mim, Jorge Nakashita, presto também homenagem a todos os japoneses e seus descendentes que optaram por construir suas vidas em Mato Grosso do Sul”, disse Marcio Fernandes.
O homenageado – Nascido em 10 de novembro de 1967, em Campo Grande, Jorge Diodi Nakashita não permitiu que a retinose pigmentar o impedisse de praticar o judô, esporte que o acompanha ao longo de grande parte da sua vida. Congênita, a doença progrediu até atingir a cegueira total quando Jorge tinha 38 anos.
Dos 12 aos 21 anos, Jorge praticou judô, tendo chegado à faixa preta (1° dan). Nessa idade, Jorge migrou para o Japão, onde permaneceu até o grande terremoto que houve naquele país, há cerca de um ano e meio. O episódio motivou o retorno de Jorge a Campo Grande.
Novamente na sua cidade natal, Jorge pôde voltar a praticar o esporte da sua adolescência, o judô, tanto que pretende neste ano retomar a participação em eventos competitivos, na condição de deficiente visual.
Durante a adolescência, Jorge chegou a integrar a seleção brasileira de judô. Agora, ele comenta que quer concorrer inclusive em eventos fora de Mato Grosso do Sul.
Atualmente, ele não está trabalhando e vive com sua esposa Edna Katsue Kito, com quem tem as filhas Viviane Yuki Nakashita, 14 anos, e Michele Hikuri Nakashita, 12 anos.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.