Deputado Marcio Fernandes homenageia artesão Fábio Leão
Assembleia realizou sessão solene para homenagem a artesãos
20/03/2013 - 16:01
Por: Alcindo Rocha, com assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa
Foto: Roberto Higa
Durante a sessão, proposta pelo deputado Márcio Monteiro, foram homenageados diversos artesãos. Cada deputado pôde indicar um artesão que tenha se destacado no artesanato sul-mato-grossense.
Fábio Leão seguiu os passos do seu pai, também artesão, e deu continuidade ao artesanato de espetos de churrasco com pegadores diferenciados. O artesão usa como material osso bovino e de avestruz. Atualmente, tem empresa com cinco funcionários.
A homenagem leva o nome da artesã nascida em Povinho de Santiago (RS), que se mudou aos 6 anos para Mato Grosso do Sul, tendo morado em Campo Grande até 1957. A artesã faleceu em 1984.
Conceição criou o principal artefato da iconografia do Estado, o Bugre, esculpido em madeira e recoberto com cera de abelhas, com cabelos e detalhes do rosto feitos inicialmente com carvão e logo substituído por tinta preta.
Com a morte de Conceição, o trabalho foi continuado pelo seu marido, filho e atualmente pelo neto, Mariano Antunes Cabral Silva.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.