Esperança Olímpica entrega quimonos em Dourados

Imagem: Deputado Marcio Fernandes e atletas do projeto Esperança Olímpica em Dourados
Deputado Marcio Fernandes e atletas do projeto Esperança Olímpica em Dourados
18/06/2013 - 11:07 Por: Eduardo Penedo    Foto: Marco Miatelo

Município é 19º contemplado com o projeto, restando ainda sete cidades a serem visitados pelo deputado Marcio Fernandes

O deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, entregou na noite desta segunda feira(17) mais de 250 quimonos aos judocas que fazem parte do projeto “Esperança Olímpica”. A solenidade aconteceu na Escola Estadual “João Paulo dos Reis Veloso” no município de Dourados.

Segundo Marcio Fernandes, o Esperança Olímpica deve chegar a 26 municípios até o fim do primeiro semestre de 2013 totalizando 35 polos, sempre realizado em parceria com o governo do estado através da Secretaria de Educação, prefeituras municipais e empresas privadas, o projeto já atende mais de três mil crianças e adolescente. “Já temos mais de 3000 crianças e adolescentes que participam do projeto Esperança Olímpica e estaremos em 26 municípios e até o fim deste semestre, faltando Bonito, Corumbá, Ladário, Corguinho, Jaraguari, Nioaque e Naviraí”, comenta o parlamentar.

Segundo o coordenador do projeto no estado, sensei Carlos Antônio Rocha, muitos jovens mudam de vida ao entrar no projeto. O judô faz com que eles tenham foco e com isso ficam mais disciplinados. “Nós verificamos os boletins dos atletas e caso eles tenham baixo desempenho escolar ou mesmo reprovem na escola, podem até perder a vaga no Esperança Olímpica ou serem penalizados no avanço de faixa”, explica o coordenador.

O Esperança Olímpica foi idealizado e é mantido por Marcio Fernandes desde 2007. O projetobeneficia crianças e adolescentes de 7 a 14 anos regularmente matriculados na rede pública de ensino que sejam de famílias em situação de vulnerabilidade sócio-econômica. “É com muita alegria que a gente vê essas crianças aprendendo um esporte, ocupando o seu tempo livre, ganhando disciplina, eu sei da importância do judô na formação de cada um deles, iniciei no esporte bem pequeno, aos 5 anos de idade e por mais de 15 anos fui judoca, inclusive aos 18 anos pude receber a faixa preta, que é o grau máximo neste esporte”, comentou o deputado.

Estiveram presentes os diretores da Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, a profª. Antônia Larrea e José Carlos Severiano de Souza; Presidente do Conselho de Diretores das Escolas Estaduais, Prof. Darcísio Rodrigues de Moraes; Presidente da Fundação de Esporte, Antônio Coca (representando o prefeito de Dourados, Murilo Zauith); a Diretora da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, profa. Estela Maris Kolinski; Diretora-adjunta da Escola Estadual Professor Celso Müller do Amaral: Elma Aparecido Gomes; representante do Comitê de Cultura e Esporte: Ana Lúcia Gomes (representando a coordenadora do COCESP Eliana Matos).

Serviço
Dourados possui dois pólos. Na Escola Estadual “João Paulo dos Reis Veloso”, localizada na Vila Matos, com aulas às segundas, terças, quintas e sábados e também na Escola Estadual ”Menodora Fialho de Figueiredo” no Jardim Caramuru, sendo nesta as aulas as segunda, quartas, sextas e sábados.O sensei responsável é o educador físico Welliton Itamar Arriola.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.