Expedição vai ao Chile em busca de alternativa para escoar produção do MS

Imagem: Coquetel da expedição Rota da Integração, durante discurso do embaixador do Chile, Fernando Schmid
Coquetel da expedição Rota da Integração, durante discurso do embaixador do Chile, Fernando Schmid
27/09/2013 - 10:59 Por: Wanessa Derzi    Foto: Foto: Marco Miatelo

O Setlog-MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logísticas de MS) promoveu ontem (26) no yotedy, coquetel de lançamento da expedição Rota da Integração, Unindo Povos e Ligando Oceanos. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador André Puccinelli, o embaixador do Chile Fernando Schmidt, o vereador da cidade de Iquique Maurício Soria, a secretária da Seprotur Tereza Cristina e o deputado Marcio Fernandes.

A caravana partiu hoje(27) pela manhã de Campo Grande, com destino aos portos de Iquique e Arica, o intuito é buscar uma nova e melhor opção para o escoamento da produção de grãos do Centro-Oeste brasileiro, e assim desafogar os portos de Santos e Paranaguá.
O embaixador do Chile, Fernando Schmidt, desejou boas vindas aos participantes da expedição e declarou apoio em nome do país. “Nesse projeto de integração é muito mais que um sonho é uma necessidade, iremos nos esforçar para obter sucesso nessa expedição”, diz Schmidt.

Para o governador André Puccinelli, a viabilização da Rota da Integração é um grande negócio, economia de aproximadamente 7 mil km entre nós e os mercados asiáticos.
Como deputado e presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, e Políticas Rurais, Agrária e Pesqueira, Marcio Fernandes ressaltou a expectativa de encontrar taxas portuárias chilenas até 70% menores que as brasileiras, “Desejo boa sorte aos participantes desta caravana, que essa Rota, tão falada e sonhada, deixe de ser um projeto e passe a ser mais uma realidade nesse Mato Grosso do Sul”, diz Marcio Fernandes.

Serão 30 caminhonetes, que irão cruzar mil e 600 quilômetros em território boliviano e mais 233 quilômetros em terras chilenas. O propósito é percorrer o percurso e verificar as reais vantagens e as dificuldades das cargas brasileiras utilizarem essa rota.


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