Destaques do meio equestre recebem o Prêmio Top MS Cavaleiro 2013
O Prêmio Top MS Cavaleiro lotou a AL
13/11/2013 - 16:50
Por: Wanessa Derzi
Foto: Marco Miatelo
O cavalo teve sempre participação importante na história da pecuária e agricultura, atualmente o animal está inserido tanto nas atividades rurais , urbanas, de trabalho, lazer ou esporte. Para o deputado Marcio Fernandes é uma categoria que aquece a economia, gerando negócios e oportunidade de trabalho. “No Brasil o faturamento total gira em torno de R$ 7,3 bilhões e gera 3,2 milhões de empregos. Temos trabalhado através do MS Cavaleiro, para que esta categoria se consolide cada vez mais”, diz Marcio Fernandes que em junho deste ano, conquistou junto à classe, o decreto Nº 13.661, que isenta a emissão de nota fiscal para os cavalos que transitam no Estado, desde que esteja acompanhado do passaporte equino.
O laço é um dos esportes que faz parte da cultura dos Sul-Mato-Grossenses, para o presidente do circuito de laço comprido, Abeldes Silva Rocha Júnior, o “Petiço”, o evento inédito no meio equestre é uma maneira de valorizar o esporte. “O laço tem suas raízes estabelecidas no Estado, uma noite como esta resgata as origens desse esporte e daqueles que foram os precursores”, diz Petiço.
Segundo o presidente da Federação de Clubes de Laço, Elvio Garcez, a Federação existe há 30 anos isso demonstra a relevância do esporte em MS. “São aproximadamente oito mil laçadores, número que aponta o quanto o laço faz parte da tradição do Estado”, explica Garcez.
Receberam a comenda personalidades de categorias como: Destaque da Federação de Clubes de Laço de MS, Treinador, Criador, Imprensa do Ramo, CLC, Pioneiro, Medicina Veterinária Equina, Campeões do Hipismo (FHMS), Destaque ABQM. E ainda nas modalidades: 3 Tambores, Apartação, Team Penning, Team Roping, Equoterapia, Pesquisa Científica, entre outras.
Em nome dos homenageados falou durante o evento, o presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Hipismo, Márcio Nina, que demonstrou entusiasmo com o Prêmio Top MS Cavaleiro. “A nossa ideia é que sejamos considerados referência nacional do esporte equestre, já temos o apoio do deputado Marcio Fernandes para fomentar ações que possam dar maior destaque e valorizar esses esportistas”, diz Márcio Nina, que teve a reciprocidade do público presente ao falar também sobre a possibilidade de realizar a primeira competição de jogos equestres em MS.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.