Detentos revitalizam a E.E. Profª Delmira Ramos dos Santos

Imagem: Alunos com um dos detentos que realizou a reforma na escola.
Alunos com um dos detentos que realizou a reforma na escola.
26/02/2014 - 16:14 Por: Wanessa Derzi    Foto: Marco Miatelo

Foi entregue nesta quarta (26), a reforma da E. E. Profª Delmira Ramos dos Santos através do projeto Pintando Educação com Liberdade, numa parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande e a SED (Secretaria de Estado de Educação), onde os internos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira promoveram consertos, reparos hidráulicos, elétricos, pintura do prédio e da quadra poliesportiva e serviços de jardinagem.
A reforma da escola é uma antiga preocupação do deputado Marcio Fernandes (PTdoB), que fez indicação em 2010 solicitando revitalização da escola que está localizada no bairro Coophavilla II.
A reinvindicação do parlamentar foi atendida através do trabalho executado pelos 10 internos da Gameleira, um ato que beneficia os dois lados, segundo o deputado Marcio Fernandes, “Esta reforma, com certeza é diferenciada, pois ao mesmo tempo em que os 300 alunos foram beneficiados, os internos tiveram a experiência de ajudar ao próximo, e ao mesmo tempo a cada três dias trabalhados eles receberam um dia de redução da pena”.
Participaram da cerimônia sete dos 10 detentos que realizaram a revitalização da escola, entre eles Rodney de Lima, que ficou comovido com a alegria das crianças ao encontrar o local repaginado. “Eu tenho dois filhos, e vejo nessas crianças a empolgação que eles também teriam, foram 40 dias de trabalho que valeram muito a pena”, diz Rodney.
Segundo o governador André Puccinelli, este projeto é um sucesso e precisa ser estendido para outras regiões. “A pretensão é utilizar esse projeto em outras escolas estaduais da capital, e até mesmo expandir para o interior”.
A E. E. Profª Delmira Ramos dos Santos também vivencia outros projetos positivos, entre eles o projeto Judô Nota Dez que é idealizado pelo deputado Marcio Fernandes, as aulas de judô acontecem todas segundas e quartas, em dois horários, das 16h30 às 18h e das 18h às 19h30.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.