Sessão Solene terá homenagem e formatura dos “Doutores Palhaço”
Doutores Palhaços se comprometem serem voluntários durante quatro horas por semana.
19/05/2014 - 15:26
Por: Wanessa Derzi
Foto: Divulgação
Criado em 2010, Doutores Palhaço é um projeto desenvolvido no CETOHI/HRMS (Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil), e que conta com o apoio da ONG Psicólogos Sem Fronteiras, AACC-MS e Hospital Regional. A idealizadora e coordenadora do Programa de Capacitação Doutores Palhaço, Cláudia Pinho, ressalta que ser voluntário do projeto exige alguns diferenciais. “Aprofundei o sistema de triagem e capacitação, isso faz com que alguns desistam, porém para ser um Doutor Palhaço é necessário ser comprometido, centrado, ter brilho no olhar, esquecer o ego e o exibicionismo”, explica Cláudia.
Para o proponente da Sessão Solene, deputado Marcio Fernandes, reconhecer a iniciativa desses voluntários é valorizar o empenho e o amor que eles dedicam a cada família. “O câncer infantil exige das crianças e seus pais uma luta diária de força e esperança. Encontrar no meio deste árduo percurso pessoas que mostram um olhar diferenciado desta doença, e provocam o riso, é de emocionar. Esses voluntários merecem o reconhecimento de toda a sociedade”, disse o deputado.
Durante a capacitação, são oferecidas oficinas como malabares e iniciação ao teatro. Serão 29 formandos, que após receberem 40 horas de conhecimento, se comprometem serem voluntários durante quatro horas por semana, e levar alegria para o maior número de crianças possíveis, para tentar fazer com que elas esqueçam que estão num hospital.
A Sessão Solene irá homenagear também 20 personalidades que contribuem com o projeto Doutores Palhaço, com Troféu Menção Honrosa.
Doutores Palhaço tem como foco principal despertar nas crianças o desejo de brincar, e oferecer minutos de esperança e sorrisos. Esse trabalho reduz tanto a ansiedade dos pacientes, quanto dos pais. Devido ao sucesso dessas ações, o projeto atende também asilos, e foi inserido em Naviraí, graças a uma parceria com a Prefeitura e o Rotary Club, onde 20 voluntários foram capacitados para atuar no hospital municipal. A ideia é ampliar cada vez mais o projeto.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.