Judocas do projeto Judô Nota Dez de Ribas trocam de faixa

Imagem: Marcio Fernandes participa da troca de faixas dos judocas de Ribas do Rio Pardo
Marcio Fernandes participa da troca de faixas dos judocas de Ribas do Rio Pardo
04/07/2014 - 09:27 Por: Eloah Machado    Foto: Marco Miatelo

Nesta quarta (2) 80 crianças de 7 a 14 anos participaram da primeira troca de faixa do projeto Judô Nota Dez em Ribas do Rio Pardo. O evento aconteceu no Centro Social da cidade e contou com a presença do idealizador do projeto, deputado Marcio Fernandes, do prefeito Zé Cabelo, da secretária de assistência social, diretora do Centro Social e dos pais dos atletas.

A faixa cinza faz parte da primeira graduação do judô e simboliza uma pequena evolução técnica em comparação a faixa branca. Luis Carlos de 12 anos é um dos atletas que participou da troca de faixas, ele conta que pratica o esporte há um ano e que muita coisa mudou de lá pra cá, “O judô hoje é tudo pra mim, melhorou a auto-estima e me ajudou a melhorar na escola também”, conta o judoca.
Criado em 2007 pelo deputado Marcio Fernandes, o projeto está presente em 26 municípios. Segundo o coordenador do Judô Nota Dez Carlos Rocha, durante o evento as crianças fizeram uma apresentação da luta para os pais e em seguida receberam um certificado e realizaram a troca de faixas. “Em Ribas do Rio Pardo o projeto funciona desde o ano passado e já beneficiou mais de quatro mil crianças e adolescentes em todo o estado”, disse o coordenador.

De acordo com Marcio Fernandes a troca de faixa é uma conseqüência do aprendizado e não se refere apenas à realização dos golpes ou técnicas aplicadas “A troca de faixas é um momento muito especial, é nele que os judocas poderão apresentar aos pais o trabalho desenvolvido durante os treinos. E esse momento é tão bom, porque é quando vemos o sorriso e a alegria dos alunos quando recebem a nova faixa que é fruto da dedicação deles, com a ajuda do sensei e da família”, afirma Marcio Fernandes.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.