Marcio Fernandes é homenageado pela Comissão de Leite Humano de MS

Imagem: Marcio Fernandes é autor da lei que inseriu no calendário do MS, a Semana Estadual de Doação de Leite Humano.
Marcio Fernandes é autor da lei que inseriu no calendário do MS, a Semana Estadual de Doação de Leite Humano.
05/12/2014 - 11:24 Por: Wanessa Derzi    Foto: Marco Miatelo

O deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), foi homenageado nesta sexta-feira (5) pela Comissão Estadual de Leite Humano, por seu empenho e preocupação com o segmento. Em outubro deste ano, foi sancionada lei de autoria do parlamentar que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado a Semana Estadual de Doação de Leite Humano.
Durante o evento, aconteceu a entrega de certificado e credenciamento dos Bancos de Leite Humano de Mato Grosso do Sul que pelo segundo ano consecutivo foram classificados como padrão ouro, concedido pelo Programa Ibero Americano de Bancos de Leite Humano do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz.
Para o deputado Marcio Fernandes os trabalhos executados pelos colaboradores dos cinco Bancos de Leite Humano no Estado servem de exemplo para os outros Estados, afinal Mato Grosso do Sul foi o único do país a ter todos os BLH’s com este certificado de qualidade. “Vocês são merecedores deste reconhecimento, além de eficientes o que vocês fazem diariamente salva a vida de milhares de bebês. Estou otimista e ansioso com a Semana Estadual de Doação de Leite Humano que faremos juntos o ano que vem”, disse o deputado.
De acordo com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, em Mato Grosso do Sul, até outubro deste ano foram coletados 4.629,1 litros de leite humano, destes foram distribuídos 3.647,8 litros, pois segundo a coordenadora do Centro de Referência e Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Campo Grande, Elisabete Kamiya, existe sempre uma perda pois é passado pelo controle de qualidade.
O número de doadoras até o momento segundo a pesquisa é de 3.759 mulheres, enquanto os receptores 4.086, no ano passado essa diferença também aconteceu, foram 4.292 doadoras enquanto de receptores foi de 4.532. Portanto infelizmente o número de doadoras em Mato Grosso do Sul ainda é baixo para suprir a demanda.
A expectativa é que com campanhas previstas para o ano que vem, como a Semana Estadual de Doação do Leite Humano esses números sejam invertidos. Este evento é um desejo antigo dos membros da comissão do BLH (Banco de Leite Humano) do Estado, que procuraram o parlamentar para pedir apoio a esta causa, “Com este evento poderemos dar maior destaque a esses assuntos tão importantes, como o aleitamento e a doação de leite humano. Em outros estados já existe essa semana em MS não poderia faltar”, diz a presidente da comissão estadual de BLH do Hospital Universitário, Elisabete Kamiya.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.