Marcio Fernandes valoriza artesãos do Estado com Medalha Conceição dos Bugres
Marcio Fernandes destacou a riqueza cultural do Estado que é divulgada pelos artesãos
27/03/2015 - 09:51
Por: Andreia Araujo
Foto: Marco Miatelo
“Cada obra de artesanato, desde a mais simples até a mais complexa, traz um pouco da história do nosso Estado. A produção local cresceu muito. Essa homenagem é uma maneira justa de dar visibilidade ao potencial desses artistas”, comenta Marcio.
Espalhados pelo Plenário da Assembleia Legislativa lá estavam artistas plásticos, designer de peças utilitárias, entre outros artesãos de atuações distintas. Rosiê Oliveira é um exemplo dessa atividade tão abrangente. Artesã há 25 anos, explica que trabalha com cerâmica de alta temperatura para produzir biojóias, linha gourmet para restaurantes e telas. “Foi uma surpresa muito grande porque desde pequena eu acompanho a história da Conceição dos Bugres e sempre sonhei em ter um bugrinho dela. Essa homenagem veio de uma forma ainda melhor, com uma Medalha que certifica e reconhece o meu trabalho”, afirma sorridente Rosiê.
Além de Rosiê, o deputado estadual Marcio Fernandes entregou a Medalha Conceição dos Bugres para outros 14 artesãos, entre eles: Diva Pinheiro da Silveira, Gisele Fraga, Greg Antunes, Helena Rondon, Leila Pimentel, Lucila Araujo Pereira, Maria Ferreira Wagner, Marcos Ortiz, Marise Bahia, Nadia Luz, Renato Rodrigues Gualberto, Rosiê Oliveira, Sonia Albuquerque, Walter Moyses e Zilá Garcia Gualberto.
A presidente da Associação dos Artesãos da Praça dos Imigrantes, Helena Rondon, conta que o artesanato sempre foi a fonte de renda de sua família e orgulhosa diz que percebe a transformação de comportamento da sociedade. “O artesão era marginalizado, excluído. Essa homenagem vem a somar com as conquistas alcançadas pela nossa classe, especialmente pelo poder público. Essa medalha é o “Oscar” do artesanato. Queremos retribuir o carinho do deputado Marcio Fernandes com o convite para que seja o “Padrinho dos Artesãos da Praça dos Imigrantes”, finalizou a representante dos 60 artesãos cadastrados na entidade.
A medalha leva o nome de Conceição dos Bugres em homenagem a Conceição Freitas da Silva, artista erradicada no Estado, que criou esculturas de bugres em madeira e se tornou ícone da cultura local. O neto de Conceição dos Bugres, Mariano Antunes Cabral Silva, também foi homenageado durante a solenidade. “É uma honra e uma responsabilidade muito grande dar continuidade ao trabalho da minha avó. Aos oito anos comecei a confeccionar os bugrinhos com ela. Desde então não parei mais. Sinto a presença dela aqui”, esclarece Mariano.
A presidente da Federação das Associações dos Artesãos de MS, Bia Barros, avalia a premiação como um incentivo importante para os artistas. “É uma valorização para aqueles que já receberam a medalha e motivação para os outros que podem vir a ser destaque no próximo ano”, enfatiza.
Artesão há 36 anos, Greg Antunes trabalha com a arte do mosaico por meio de materiais reciclados (restos de construções, garrafas, plásticos). Para ele, a parceria do legislativo com os artesãos é fundamental. “Este é um momento inesperado. Me sinto lisonjeado em ser escolhido entre tantos porque é um reconhecimento com a arte de um povo que fica nos bastidores, que trabalha muito, divulga o Estado, mas nem sempre aparece. Esse apoio do legislativo nos enche de alegria”, pontua.
Os deputados estaduais Antonieta Trad, Amarildo Cruz, Barbosinha, Beto Pereira, João Grandão, Mara Caseiro, Marquinhos Trad e Renato Câmara também homenagearam com a Medalha Conceição dos Bugres os respectivos artesãos: Luiz Gonzaga de Oliveira, Mestre Cirilo Tibúrcio, José Maciel Costa, Associação Milagre da Fibra, Rosie de Oliveira, Harue Goto Tsuzuki, Lucia Mayumi Sato Karimata, David Rogério, Silvia Helena Machado, Marli Marcelino Pacheco.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.