Marcio Fernandes participa da implementação do Parlamento Jovem na AL

Imagem: Deputado Marcio Fernandes conversa com jovens parlamentares
Deputado Marcio Fernandes conversa com jovens parlamentares
25/05/2015 - 18:03 Por: Andreia Araujo    Foto: Marco Miatelo

“A política é a forma mais diplomática de poder ajudar as pessoas”. Essa foi a declaração de Carlos Henrique dos Santos Justino, de 18 anos, integrante do Parlamento Jovem, que representou Mato Grosso do Sul em Brasília no programa Jovem Senador, do Ministério da Educação. Ele é exemplo do aprimoramento político que os alunos da rede estadual de ensino ganham ao participarem do Parlamento Jovem.

Na tarde desta segunda-feira (25), Carlos Henrique e outros jovens participaram no Plenarinho da Assembleia Legislativa da assinatura de convênio para implementação do projeto Parlamento Jovem Sul-mato-grossense. O objetivo da assinatura do convênio é viabilizar a execução do projeto que terá eleições no segundo semestre deste ano.

O presidente do Conselho Estadual da Juventude, deputado estadual Marcio Fernandes, explica que o Parlamento Jovem deve estimular e formar a participação política do jovem despertando o poder de cidadania que eles têm. “É uma alegria ter os jovens participando das reuniões periódicas do parlamento. Incentiva o jovem a se interessar pela política”, conclui.

Para o presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB), a assinatura do convênio oficializará o projeto. "Nós estamos dando importância fundamental ao Parlamento Jovem e dando ênfase ao despertar da cidadania, para que os jovens e adolescentes entendam a Assembleia e a importância da atividade política parlamentar", enfatizou Mochi.

Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Cheila Vendrami, a secretaria de educação faz a interlocução com as escolas e os técnicos designados para promover essa consciência política são da área de sociologia e filosofia. “A escola vem buscando implementar e dar um novo olhar para o que já ocorria", pontua.

A secretária de Educação do Estado, Maria Cecília Amêndola da Mota, garante que o papel dos educadores é fundamental nesse processo porque contribui para um melhor conhecimento do aluno sobre o funcionamento da democracia. “Depois de vivenciar as atividades do parlamento os estudantes extrapolam essa experiência para a vida”, ressaltou.

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, lembra que todo o processo político passa por uma eleição e as conseqüências do país são medidas também pelo voto do eleitor. “Esse convênio demonstra a importância do amadurecimento político começar nas escolas. É uma parceria que fazemos questão de manter”, finaliza Azambuja.


As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.