Marcio Fernandes participa da implementação do Parlamento Jovem na AL
Deputado Marcio Fernandes conversa com jovens parlamentares
25/05/2015 - 18:03
Por: Andreia Araujo
Foto: Marco Miatelo
Na tarde desta segunda-feira (25), Carlos Henrique e outros jovens participaram no Plenarinho da Assembleia Legislativa da assinatura de convênio para implementação do projeto Parlamento Jovem Sul-mato-grossense. O objetivo da assinatura do convênio é viabilizar a execução do projeto que terá eleições no segundo semestre deste ano.
O presidente do Conselho Estadual da Juventude, deputado estadual Marcio Fernandes, explica que o Parlamento Jovem deve estimular e formar a participação política do jovem despertando o poder de cidadania que eles têm. “É uma alegria ter os jovens participando das reuniões periódicas do parlamento. Incentiva o jovem a se interessar pela política”, conclui.
Para o presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB), a assinatura do convênio oficializará o projeto. "Nós estamos dando importância fundamental ao Parlamento Jovem e dando ênfase ao despertar da cidadania, para que os jovens e adolescentes entendam a Assembleia e a importância da atividade política parlamentar", enfatizou Mochi.
Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Cheila Vendrami, a secretaria de educação faz a interlocução com as escolas e os técnicos designados para promover essa consciência política são da área de sociologia e filosofia. “A escola vem buscando implementar e dar um novo olhar para o que já ocorria", pontua.
A secretária de Educação do Estado, Maria Cecília Amêndola da Mota, garante que o papel dos educadores é fundamental nesse processo porque contribui para um melhor conhecimento do aluno sobre o funcionamento da democracia. “Depois de vivenciar as atividades do parlamento os estudantes extrapolam essa experiência para a vida”, ressaltou.
O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, lembra que todo o processo político passa por uma eleição e as conseqüências do país são medidas também pelo voto do eleitor. “Esse convênio demonstra a importância do amadurecimento político começar nas escolas. É uma parceria que fazemos questão de manter”, finaliza Azambuja.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.