Equipe dos bancos de leite do MS agradecem Marcio Fernandes pela campanha de doação de frascos
Presidente do Conselho Estadual do Banco de Leite Humano agradece apoio do deputado Marcio Fernandes
27/05/2015 - 09:15
Por: Andreia Araujo
Foto: Marco Miatelo
Segundo a consultora do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, Fátima Scarcelli, a ressalva é para que os frascos sejam de vidro para facilitar a higienização e que as tampas sejam de plástico por não oferecer riscos de enferrujar. “Essa campanha reforça a importância de acondicionar o leite corretamente. Antes a maior parte dos frascos vinha em vidros com tampa plástica considerada mais fácil para esterilizar; hoje existe uma carência muito grande desse material. É preciso lembrar que além de enferrujar, a tampa de metal pode ser depósito de bactérias, enquanto os vidros com tampa de plástico podem ser usados na pasteurização, para fazer a distribuição para a unidade neonatal e realizar o atendimento domiciliar”, explica.
Este ano, mais de 45 mil mulheres doaram leite no Brasil. O número maior de doadoras está no Nordeste (14.476). Em seguida vem o Sudeste (13.304), o Sul (8.919), o Centro-Oeste (5.283) e o Norte (3.798). Mato Grosso do Sul incluiu no calendário oficial de eventos do Estado a lei nº 3.945, de 4 de agosto de 2010, de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes, que institui a “Semana Estadual de Doação de Leite Humano” a ser realizada todos os anos na semana do dia 19 de maio. “A doação do leite materno é uma oportunidade de vida para as crianças, já que além do alimento, o leite humano apresenta fatores de proteção e defesa”, destaca o deputado Marcio Fernandes.
Campo Grande possui quatro unidades hospitalares que prestam assistência neonatal: Maternidade Cândido Mariano, Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Hospital Santa Casa de Campo Grande e Hospital Regional Rosa Pedrossian. Em Dourados, esse atendimento é feito pelo Hospital Universitário da UFGD. De acordo com presidente Estadual do Banco de Leite Humano, Elisabete Kamiya, a intenção é aumentar o número de doadoras voluntárias. “Para atendermos adequadamente a UTI Neonatal, a Unidade Canguru e a Unidade Intermediária seriam necessários 700 litros/mês no Estado. Como estamos na média de 500 litros, precisamos priorizar os bebês internados na UTI neonatal. Temos uma necessidade muito grande em aumentar a nossa captação de leite pra suprir 100% essa demanda das UTI’s”, esclarece Elisabete.
A campanha de doação acontece durante o mês de maio e na primeira quinzena do mês de junho nos seguintes órgãos públicos localizados dentro do Parque dos Poderes: Secretaria de Estado de Educação (SED), Secretaria de Estado de Saúde de MS (SES) e Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST) e na Assembleia Legislativa no gabinete do deputado estadual Marcio Fernandes. Na área central, os postos de coleta parceiros da campanha são a Escola Paulo Freire e a Igreja Sagrado Coração de Jesus.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.