Marcio Fernandes apresenta trabalho do legislativo aos jovens

Imagem: Deputado conta sua rotina aos alunos da E.E. Marçal de Souza
Deputado conta sua rotina aos alunos da E.E. Marçal de Souza
29/06/2015 - 17:06 Por: Wanessa Derzi    Foto: Marco Miatelo

Com intuito de aproximar os jovens da política, o deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), esteve nesta segunda-feira (29), na Escola Estadual Marçal de Souza, para explicar aos alunos o funcionamento do legislativo, em especial as funções de um deputado estadual.
A participação dos jovens na política vai além de votar nas eleições, eles podem influenciar no desenvolvimento de sua região, além de conquistar avanços para a juventude em geral. Como presidente do Conselho Estadual da Juventude (Conjuv-MS) e deputado estadual, Marcio Fernandes ressaltou a relevância deste assunto. “Grande parte da sociedade não tem conhecimento do que faz o executivo e o legislativo, por exemplo, e quanto mais cedo as pessoas demonstrarem interesse na política, acredito que mais críticos e melhores eleitores serão formados”, disse o deputado.
Durante a apresentação, o parlamentar contou sua rotina e obrigações como deputado estadual, entre elas elaborar, votar, revogar leis, fiscalizar as contas do Governo do Estado e criar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostos delitos. Além de poder contribuir com a população também nas seguintes maneiras, através de indicação, para sugerir reformas, aquisição de materiais, asfalto, sinalizações, entre outros junto ao Governo. Mais uma maneira são as emendas parlamentares, recurso que cada deputado possui anualmente, neste ano foi R$ 1 milhão, para beneficiar entidades públicas e privadas.
Para o diretor da Escola Estadual Marçal de Souza, Éder Ângelo, a presença de um parlamentar na escola foi uma boa experiência para os alunos. “Esses jovens irão votar ano que vem pela primeira vez, e a maioria não conhece a atuação desses representantes. É fundamental esse contato, percebi que os alunos se interessaram, principalmente sobre as leis”, destacou o diretor.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.