Em reunião, presidente do Parlasul defende retomada da Ferroeste em MS
23/11/2007 - 15:22
Por: Janaina Garcia
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A retomada do projeto da Ferroeste, em fevereiro deste ano, interrompida há dez anos pelo governo federal, foi um dos temas destacados pelo presidente do Parlamento, deputado estadual Mauricio Picarelli (PMDB), que em coro ao diretor-presidente da Ferroeste, Manuel Gomes dos Santos, afirmou que a ferrovia entre Paranaguá e Mato Grosso do Sul será uma das prioridades dos deputados federais para o orçamento de 2008.<br />
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“A Ferroeste é fundamental para o progresso dos Estados”, salientou Gomes, que, de passagem por Dourados foi taxativo em dizer que o projeto orçado em R$ 420 milhões, no trecho entre Maracaju (MS) e Guaíra (PR), é altamente viável, mas depende diretamente do desenvolvimento das bancadas federais de Mato Grosso do Sul e Paraná.<br />
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Em discurso, o presidente do Parlasul considerou que a retomada da estrada de ferro pela Ferroeste, no Estado de Mato Grosso do Sul, é fundamental para o início de uma nova etapa rumo ao pleno desenvolvimento do transporte ferroviário na região Oeste. <br />
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Picarelli frisou ainda o apoio total da entidade, junto aos governadores de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. O objetivo é alcançar aprovação da moção de favorecimento à inclusão no programa nacional de logística de transportes da construção da ferrovia Ferroeste nas cidades de Maracaju e Dourados, além de Cascavel (PR), Guarapuava (PR) e Curitiba.<br />
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“Nós estamos no bom caminho e essa retomada será especial para o apoio à agricultura em Mato Grosso do Sul, como também para o Paraná. Será um grande avanço econômico para todos os Estados que compõem o Parlasul”, finalizou Picarelli.<br />
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Manuel Gomes salientou que o Paraná tem a única ferrovia pública do Brasil e que poderiam ser aproveitados alguns trechos que estão sob a tutela da ALL (América Latina Logística) e que hoje estão desativados. A utilização de linhas férreas como integração nacional já está prevista no PPA (Plano Plurianual) do Governo Federal. <br />
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O traçado da ferrovia abrange regiões que apresentam condições de preço e desempenho de produção competitivos. Sua área de influência atinge o oeste e sudoeste do Paraná, Mato Grosso do Sul, e as regiões produtoras de grãos e cereais da Argentina e do Paraguai.<br />
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