Parlasul firma protocolo com Uruguai na 1ª reunião de 2008, em Porto Alegre

Imagem: Deputado Maurício Picarelli é o presidente do Parlasul
Deputado Maurício Picarelli é o presidente do Parlasul
05/03/2008 - 14:50 Por: Janaina Garcia e João Humberto    Foto: Divulgação

Acontece em Porto Alegre (RS), na sexta-feira (7), a 1ª reunião ordinária do Parlasul (Parlamento do Sul), no Plenarinho João Vicente Neves da Fontoura, Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. O presidente do Parlamento, deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), explica que entre vários assuntos a serem discutidos, o principal se trata do protocolo de intenções entre o órgão e a Câmara de Representantes Nacionais do Uruguai.

O Parlasul – órgão que agrega as Assembléias Legislativas de MS, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul –, juntamente com a Câmara do Uruguai, constituirão uma sub-região. Por isso, os legisladores dessa região deverão adequar a legislação e responder com agilidade às demandas que se apresentam, de forma a promover o desenvolvimento integrado e equilibrado no Cone Sul.

Ainda durante a reunião, as partes vão comprometer-se, em regime de reciprocidade e quando solicitadas, a prestar mútua cooperação na área sócio-econômico das regiões, identificando problemas e propondo soluções com vistas aos seus interesses. Além de zelar e sugerir providências para que o intercâmbio regional, nacional e internacional contribua para a justa retenção, sobretudo por meio de estabelecimento de uma agenda de trabalho para o desenvolvimento de ações e atividades sobre questões de interesse comum aos dois países, a reunião tem por objetivo a formação dos Estados e sociedades do Brasil e Uruguai.

“O protocolo de intenções irá reconhecer os laços de amizade que unem os dois países com ênfase em suas especificidades históricas, sociais, econômicas, educacionais e culturais”, frisa Picarelli.

Evento – A abertura do evento será feita por Picarelli, que irá reforçar ainda mais a importância do Parlasul, que com a globalização, os acontecimentos e os processos de mudança ficando mais rápidos, precisou se adaptar à realidade cada vez mais distante geograficamente.

“Esperamos que com esta reunião o Parlamento do Sul caminhe cada vez mais para a união e fortalecimento entre os Estados membros. Que independente desse intercâmbio de aproximação, possamos estender essa integração aos outros Estados e países do Mercosul”, acrescenta o peemedebista.

Na pauta, em seqüência, serão abordados assuntos importantes, dentre eles: a apresentação da proposta de políticas públicas de habitação para o país, entre o secretário de Estado e Habitação de MS, Carlos Eduardo Xavier Marun e representantes de sindicatos do setor habitacional dos Estados membros do Parlasul.

Estarão presentes no encontro: o presidente do Parlasul, deputado estadual Maurício Picarelli; o vice-governador do Paraná Orlando Pessuti; o presidente da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais), deputado estadual Alexandre Postal (PMDB/RS); o presidente da Comissão de Assuntos Internacionais de Representantes Nacionais do Uruguai, deputado Daniel Peña, além da Delegação do Uruguai e dos parlamentares dos quatro Estados do Parlasul.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.