Professora de música da UFMS é homenageada por Picarelli no Dia da Mulher

Imagem:
06/03/2008 - 16:31 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Edineide Dias de Oliveira, professora de canto do Curso de Música da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e mestranda em educação na mesma instituição, foi homenageada pelo deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), na sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, realizada nesta quinta-feira (6), na Assembléia Legislativa.

Como o parlamentar participa de reunião do Parlasul em Porto Alegre (RS), a homenagem foi entregue por Cristiane Gomes Mochi, esposa do deputado peemedebista Junior Mochi.

Edineide é licenciada em pedagogia pela Fucmat, atual UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), bacharel em Canto pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e mestranda em Educação na UFMS. Atuou como professora no Curso de Música Sacra no Seminário Teológico Batista por dez anos, sendo que também participou de óperas e cortinas líricas como ‘A Viúva Alegre’, ‘La Traviata’, ‘Carmem’ e ‘As Bodas de Fígaro’.

Tendo na música suas principais conquistas, ‘Didi’ – como é conhecida pelos amigos – foi solista da Sociedade Coral e Orquestra Clássica de MS, sob regência do maestro Vitor Marques Diniz, bem como regente dos corais da Igreja Presbiteriana do Brasil e Municipal Pequenos Cantores de Campo Grande. Como educadora, a homenageada foi professora da Reme (Rede Estadual de Ensino).

Didi também é escritora e em 2004 escreveu o livro bilíngüe português/terena ‘Estórias e Lendas dos Índios Terena’, que concorreu ao prêmio Jabuti de literatura infantil em 2004. Seu trabalho efetivo em relação à causa indígena terena é muito valioso, visto que descende dessa etnia. Como forma de homenagear sua descendência, recentemente produziu o cd ‘Música Cerimonial Terena’.

Atualmente, a musicista-pedagoga divide seu tempo entre o mestrado, suas aulas no Curso de Música, e a coordenação da Escola Cant’arte Educação Musical. Também prepara vocalmente o coral da UFMS, e os corais masculino e feminino Cant’arte.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.