Com antecedência, Detran deve notificar motoristas sobre vencimento de CNH

Imagem:
28/03/2008 - 16:30 Por: João Humberto    Foto: Arquivo

Motoristas de Mato Grosso do Sul devem ser informados, com antecedência mínima de 60 dias, sobre a data de vencimento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). É o que determina a lei 3.472, de 19 de dezembro de 2007, de autoria do deputado Maurício Picarelli (PMDB).

Segundo Picarelli, diversos condutores o procuraram e propuseram essa solicitação. “Grande parte dos motoristas, principalmente os caminhoneiros, deixa de efetuar a renovação de suas carteiras de habilitação, simplesmente pelo fato de não ter o hábito de consultar sua data de vencimento”.

Para a dona-de-casa Odilene Guilherme da Silva, 35 anos, “essa lei, com certeza ajuda e muito aqueles que são um tanto quanto desligados. O povo já tem a vida corrida demais e às vezes não se liga em coisas desse tipo”. Mesma opinião compartilha o micro-empresário José Ricardo Andréa, 34 anos, que explica que “muitas vezes esquecemos do vencimento da CNH. Sou amplamente favorável”.

O jornalista Helton Pérez, 24 anos, fala da importância desse contato, já que é uma forma de alertar o condutor sobre a necessidade de renovação, além de evitar transtornos pela descoberta somente no momento do vencimento.

O deputado admite que, instituindo essa notificação pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), o Estado facilitará a renovação e em conseqüência, propiciará a gradativa arrecadação dessas taxas. “Será um alívio tanto para o motorista, quanto para o Detran”, conclui Picarelli.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.