Picarelli solicita implantação de Universidade Indígena no âmbito da UEMS

Imagem:
16/04/2008 - 13:16 Por: João Humberto    Foto:

O deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB) encaminhou, recentemente, ao governador André Puccinelli e ao reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), professor doutor Gilberto José de Arruda, indicação solicitando a viabilização da continuidade e permanência definitiva do curso Normal Superior Indígena, em Campo Grande e Dourados. Também foi solicitada pelo parlamentar às duas autoridades, a implantação da Universidade Indígena no Estado.

Segundo Picarelli, o pedido para a devida criação do Curso Normal Superior Indígena foi feito em 2001 e sua implantação se deu em 2004, contudo, pelo prazo de apenas cinco anos, já que perdurou até o último dia 31 de dezembro. “É muito importante que sejam colocadas em prática medidas efetivas e políticas públicas capazes de viabilizarem a inclusão desses cidadãos em nossa sociedade”, destaca o deputado.

A implantação da Universidade Indígena foi determinada pelo decreto legislativo 310, de 29 de maio de 2001, porém, ainda não foi criada. “Nesta semana, em que se comemora o Dia do Índio, nada mais justo que repensar a necessidade dos índios. Por isso, acredito ser de extrema urgência o acesso deles a um ensino superior voltado à valorização de sua história e luta”, evidencia o parlamentar.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.